METODOLOGIAS ATIVAS, PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO E OUTRAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO NA ATUALIDADE
Abstract
O protagonismo infantojuvenil tem sido a marca do fazer pedagógico contemporâneo, frente ao uso das tecnologias da informação e da comunicação constantemente presentes no seu cotidiano e dos seus familiares, sendo cada vez mais cedo o seu ingresso neste universo. Desse modo, objetiva-se analisar o atual contexto escolar quando nos referimos ao ensino-aprendizado de crianças e adolescentes, bem como a formação docente diante dessas transformações cotidianas, o respeito porque passa os receptores deste nível de ensino e a revisão de possibilidades de aplicação de algumas tendências pedagógicas atuais e políticas educacionais vigentes, baseadas nos pressupostos do desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes e na educação defendida por pensadores contemporâneos e nas concepções acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino e à aprendizagem na era das tecnologias digitais. Serão adotados os métodos filosófico e sociológico por se utilizar da revisão bibliográfica, inicialmente e, apresentar possibilidades de aplicação no cotidiano da sala de aula, após análise e adequação a realidade do seu entorno e da sociedade em que está inserida. Espera-se contribuir com as mudanças necessárias que a atualidade em prol de uma Nação mais justa e equitativa, além de um Planeta melhor para se viver.
References
BRASIL.MEC.CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. BNC-Formação, competência geral docente nº 9, p.13, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 08 dez 2020.
FLEITH, Denise de Souza. O Papel da Criatividade na Educação do Século XXI. In: Guias Temáticos - Instituto Ayrton Senna. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/guiacpc/o-papel-da-criatividade-na-educacao-do-seculo-xxi-por-denise-de-souza-fleith.pdf. 2019. Acesso em 03 dez 2020;
GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Introdução ao conhecimento logosófico. - 3. ed. - São Paulo : Fundação Logosófica, 2011.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: amabilidade. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020.
LEITE, Bruno Silva. Aprendizagem tecnológica ativa. In: Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 580–609, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 18 dez. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: ed. Cortez,1994.
MADEIRO, Carlos - Mortes de negros por violência física crescem 59% em 8 anos no Brasil. In: Notícias UOL. Disponível em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/21/morte-de-pessoas-negras-por-violencia-fisica-cresce-59-em-8-anos-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 15 dez 2020;
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá: 5ª Ed, Campinas: Editora Papirus, 2012.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª Ed, Campinas: Editora Papirus, 2013.
NARDI, Bruno. Conhecimento, habilidade e atitude para melhorar a gestão de pessoas. In: Excel Solução: Planilhas e Soluções Empresariais. Disponível em: https://excelsolucao.com.br/blog-empresarial/conhecimento-habilidade-e-atitude-para-melhorar-gestao-pessoas/. Acesso em: 18 dez 2020;
NOAM, Chomsky. A minoria prospera e a multidão inquieta. 2º ed. Brasília: Editora da UnB, 1999;
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000;
RÁDIO BRASIL ATUAL. Índice de feminicídio aumenta em 2020, e mulheres negras são as principais vítimas. Redação RBA. Disponível em https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/09/feminicidio-2020-mulheres-negras/#google_vignette. Acesso em 15 dez 2020;
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
VINCENT-LANCRIN, Stéphan (org.). Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola. GONZÁLEZ-SANCHO, Carlos; BOUCKAERT, Mathias; DE LUCA, Federico; FERNÁNDEZ-BARRERA, Meritxell; JACOTIN, Gwénaël; URGEL, Joaquin; VIDAL, Quentin. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).