AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES E PERSPECTIVAS
Abstract
Este texto tematiza sobre o acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças, bem como da ação pedagógica, por meio da documentação pedagógica. Para discutir o tema, o texto adotou uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de estado de conhecimento (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; FERREIRA, 2002; STAKE, 2010; MOROSINI; FERNANDES, 2014). As pesquisas bibliográfica e de estado de conhecimento permitiram conceituar, caracterizar e refletir sobre a documentação pedagógica como a escuta visível (RINALDI, 2012; 2014) das crianças e do trabalho pedagógico das instituições educativas, além de evidenciar o diálogo entre teoria e prática. Na sequência, a pesquisa documental discutiu o contexto histórico e conceitual da avaliação na perspectiva da documentação pedagógica por meio da reflexão de políticas educacionais que atualmente normatizam a etapa, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a sua revisão (BRASIL, 2009a), e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa evidenciou que, ao dar visibilidade à escuta das crianças por meio da documentação pedagógica, é possível conhecer e acolher as crianças, e avaliar o percurso educativo, projetando intencionalmente outros modos de fazer Pedagogia na Educação Infantil.
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