AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES E PERSPECTIVAS

Abstract

Este texto tematiza sobre o acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças, bem como da ação pedagógica, por meio da documentação pedagógica. Para discutir o tema, o texto adotou uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de estado de conhecimento (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; FERREIRA, 2002; STAKE, 2010; MOROSINI; FERNANDES, 2014). As pesquisas bibliográfica e de estado de conhecimento permitiram conceituar, caracterizar e refletir sobre a documentação pedagógica como a escuta visível (RINALDI, 2012; 2014) das crianças e do trabalho pedagógico das instituições educativas, além de evidenciar o diálogo entre teoria e prática. Na sequência, a pesquisa documental discutiu o contexto histórico e conceitual da avaliação na perspectiva da documentação pedagógica por meio da reflexão de políticas educacionais que atualmente normatizam a etapa, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a sua revisão (BRASIL, 2009a), e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A pesquisa evidenciou que, ao dar visibilidade à escuta das crianças por meio da documentação pedagógica, é possível conhecer e acolher as crianças, e avaliar o percurso educativo, projetando intencionalmente outros modos de fazer Pedagogia na Educação Infantil.

Author Biographies

Flávia Burdzinski​​ de Souza, UFFS -Câmpus Erechim RS

Doutoranda em Educação (PPGEDU/UPF). Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Câmpus Erechim-RS. 

Gardia Vargas, UFRGS

Pós-doutora e Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora da Infância. 

References

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2020.
_______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009a. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2020.
_______. Ministério da Educação. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009b. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2020.
________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2020.
DAHLBERG, G. Documentação Pedagógica: uma prática para a negociação e a democracia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Eds.). As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 229-34.
DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DIDONET, V. A avaliação na e da Educação Infantil. Brasília: Ministério Público, 2012. Disponível em: FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257–272, ago./2002. Disponível em . Acesso em: 05 ago. 2020.
FOCHI, P. S. “Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?”: documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em contextos de vida coletiva. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
FÜLLGRAF, J; WIGGERS, V. Educação Infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014.
GALARDINI, A. L.; IOZZELLI, S. Dar visibilidade aos acontecimentos e aos itinerários de experiência das crianças nas instituições para a pequena infância. In.: MELLO, S. A.; BARBOSA, M. S. B.; FARIA, A. L. G. (Orgs.). Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p.87-98
KAFER, A. F. V.; SOUZA, F. B. Avaliação na Educação Infantil: o que propõe as publicações acadêmicas no SciELO entre os anos de 2009 e 2017? In: LOSS, A. S. (Org.). Avaliar para: aprovação e reprovação ou garantir a aprendizagem?. Curitiba: CRV, 2018. p. 111–124.
LOSS, A. S.; SOUZA, F. B.; VARGAS, G. M. S. Aprendizagem e experiência na Educação Infantil. In: LOSS, A. S.; SOUZA, F. B.; VARGAS, G. M. S. (Orgs.). Formação em Educação Infantil: aprendendo com as crianças sobre a docência na(s) infância(s). Curitiba: CRV, 2019. p.61-73
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALAGUZZI, L. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 59–127.
MALAGUZZI, L. La educación infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Rosa Sensat/Octaedro, 2001.
MANTOVANI, S.; PERANI, R. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 [28], p. 75–98, 1999.
MELLO, S. A.; BARBOSA, M. S. B.; FARIA, A. L. G. (Orgs.). Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
MOREIRA, J. C. Avaliação na Educação Infantil: a documentação pedagógica e as práticas docentes no contexto dos direitos das crianças. 2015. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154–164, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2020.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Plano Nacional pela Primeira Infância: versão resumida. Proposta elaborada pela Rede Nacional Primeira Infância com ampla participação social. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06. mai. 2020.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
RINALDI, C. Documentação e avaliação: qual a relação? In: CHILDREN, Reggio. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. Trad. Thais Helena Bonini. São Paulo: Phorte, 2014. p. 81-94
RINALDI, C. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emilia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Eds.). As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 235-248.
RUSSO, D. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. In: FARIA, A. L. G. (Org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. p. 56–83.
SIMIANO, L. P. Colecionando pequenos encantamentos: a documentação pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas. 2015. 134 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
STACCIOLI, G. Diário do acolhimento na escola da infância. Tradução (do italiano) Fernando Ortale e Ilse Paschoal Moreira. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. Coleção formação de professores. Série educação infantil em movimento.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2010.
VARGAS, G. M. S. Bebês em suas experiências primeiras: perspectivas para uma escola da infância. 2014. 226 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Published
2021-02-24