COLECIONANDO DESENHOS E COMPREENDENDO AS CRIANÇAS: A EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAR UM ACERVO DE DESENHOS INFANTIS
Abstract
Este trabalho representa o inventário de uma coleção de desenhos infantis produzidos em pesquisas com crianças, empreendidas pelo Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. O objetivo foi reunir os desenhos que compõem cada um dos 24 trabalhos acadêmicos selecionados, por meio de uma abordagem transversal. Levando em conta que o desenho é uma atividade típica da infância, as obras foram consideradas como expressões da cultura infantil de uma época e de um lugar. A metodologia consistiu na leitura dos trabalhos, entrevistas com os pesquisadores e apreciação dos desenhos, compondo-se um quadro geral da coleção – formada por aproximadamente 1600 desenhos, produzidos entre 2001 e 2020. A maior parte é originária do Distrito Federal, mas também de outras cidades brasileiras e estrangeiras. Os temas dos desenhos foram classificados em “brincadeiras”, “imagem corporal”, “instituições e espaços formativos”, “mídias” e “educação física”.
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