“TENHO DIFICULDADES EM LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO”: NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS
Abstract
Este artigo tem como objetivo construir uma compreensão sobre como a temática de gênero e sexualidade emerge no cotidiano escolar, considerando, para isso, a narrativa de professores/as sobre suas práticas. Tais narrativas foram produzidas durante um curso de extensão para docentes da educação básica. Os dados foram analisados à luz dos estudos de gênero e sexualidade, sobretudo dos estudos Queer e da chamada Pedagogia do Armário. Foram considerados também os referenciais que propõem o uso e a análise de narrativas como instrumentos para a formação inicial e continuada de professores/as. Os resultados apontam o caráter heteronormativo das práticas escolares, principalmente direcionados a educação de meninos, que por sua vez são criticas ou contestadas pelos docentes. Apresenta-se, ao final, reflexões sobre os desafios para uma formação inicial e continuidade de professores/es que seja sensível à diversidade, no respeito ao já estabelecido em alguns documentos que regulam ou orientação a educação brasileira.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).