INTERPELANDO O CROSSFIT COMO UMA PEDAGOGIA CULTURAL DE EDUCAÇÃO DO CORPO

Abstract

O presente ensaio objetiva interpelar o CrossFit enquanto objeto de estudo da Educação na medida em que esta prática corporal se insere como parte de um artefato/pedagogia cultural e como tal é dispositivo e tecnologia de melhoramento corporal para construção de significações no contexto das relações de poder/saber sobre os corpos. Parte-se do pressuposto de que na Educação não se pesquisam corpos, mas sim o corpo no contexto de suas práticas. Defende-se que o CrossFit é uma prática corporal que se insere dentre os inúmeros processos educativos dos corpos/sujeitos que não se reduzem aos ambientes formais de educação e que se desdobra para possibilidades múltiplas de investigação. Conclui-se que em consequência disso, esta prática corporal implica nas reflexões críticas acerca das objetificações, assujeitamentos e construção de subjetividades dos corpos, ações essas essenciais para a produção de significados, representações e a reflexão dos horizontes normalizadores da sociedade.

Author Biographies

Jerlane Santos Abreu, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Futura. Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Ages – UniAges.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-doutor em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - PPGED/UFS. Professor do Departamento de Educação Física da UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política".

References

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: ARGOS, 2009.

BASTOS, W. et al. Epidemia de fitness. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 485-496, abr./jun., 2013.

CARVALHO, A. F. de. Além dos arcos dourados: a pedagogia cultural do Mcdonald’s. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

CRISORIO, R. Actividad(es) física(s) versus prácticascorporales. In: GALAK, Eduardo; GAMBAROTTA, Emiliano. (Orgs). Cuerpo, Educación, Política: tensiones epistémicas, históricas y prácticas. Buenos Aires: Biblos, 2015. p. 21-39.

CROSSFIT, Inc. CrossFit Journal. [on-line]. 2019. Disponível em: https://www.crossfit.com/. Acesso em: 05 de dezembro de 2020.

ESPOSITO, R. Bios: biopolítica e filosofia. Tradução de Wander Melo Miranda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

_______. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. p. 264-287. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

_______. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GALAK, E. Construir el cuerpo: cuatro consideraciones epistemo-metodológicas y tres metáforas para pensar el objeto de estudio ‘cuerpo’. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Tubarão/SC, v. 8, n. 14, p. 348-364, jul./dez., 2014.

GOELLNER, S. V.; SILVA, A. S. Biotecnologia e neoeugenia: olhares a partir do esporte e da cultura fitness. In: COUTO, Edvaldo; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.). Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, p. 188-210, 2012.

GLASSMAN, G. O Guia de treinamento de nível 1. CrossFit Journal. Direitos Autorais CrossFit, Inc., 2018.

GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígena na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 208-243.

HALL, S. Notas sobre a desconstrução do “popular”. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais/ Stuart Hall; organização Liv Sovik; Tradução: Adelaide La Guardia Resende... [et al] – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

LANDA. M. I. Subjetividades y consumos corporales: un análisis de las prácticas del fitness en España y Argentina. Razón y Palabra. México, DF, v.14, n. 69, p. 01-34, jul./set. 2009.

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo...e “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. Campinas: Papirus, 1983.

MILLER, P.; ROSE, N. Governando o presente: gerenciamento da vida econômica, social e pessoal. São Paulo: Paulus, 2012.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Editora Phorte, 2009.

NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L.. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomas Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. P. 07-38.

PARAÍSO, M. Contribuições dos estudos culturais para a educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 10, n. 55, p. 53-61, 2004a.

RESENDE, H. de (Org.). Michel Foucault: A Arte Neoliberal de Governar e a Educação. São Paulo: Intermeios, 2018.

SANT’ANNA, D. B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SILVA, A. L. dos S. Imperativos da beleza: corpo feminino, cultura fitness e a nova eugenia. Cadernos Cedes, Campinas, v. 32, n. 87, p. 211-222, mai./ago., 2012.

SÍLVA, T. T. da et al. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000a. p. 73-102.

_______. Teoria cultural e educação. Um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000b.

¬¬¬¬_______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica. Editora, 2019.

SIMON, R. I. A Pedagogia como uma tecnologia cultural. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. (p. 61-84)

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

WORTMANN, M. L.; COSTA, M. C. V.; SILVEIRA, R. M. H. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em Educação no Brasil. Ano: 2015; ISSN: 1981-2582; Revista: Revista Educação (PUCRS. Online).

Published
2021-08-27