A ABORDAGEM TRIANGULAR NO ENSINO DA ARTE: A PRÁTICA COM A XILOGRAVURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Uma questão importante no cenário educacional atual é a valorização das artes visuais e das diferentes culturas, um exemplo que une essas duas temáticas é a xilogravura. Assim, objetivemos analisar uma intervenção pedagógica na educação infantil que tinha como protagonismo a xilogravura. A pesquisa fez uso da Abordagem Triangular (BORBOSA, 2007) como alicerce teórico. O estudo caracteriza-se como uma intervenção pedagógica no campo da Educação Infantil, atuando com crianças entre 3 e 4 anos de idade da cidade de Natal – Rio Grande do Norte. O estudo revelou o estranhamento das crianças com a arte local, a xilogravura, o que apontou para a necessidade de práticas que valorizem tal patrimônio cultural no ambiente escolar. Além disso, a intervenção apoiada na Abordagem Triangular promoveu momentos exitosos de aprendizagens e discussões. Por fim, concluímos apontando a necessidade de práticas que valorizem as artes visuais e as diferentes culturas.
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