AS CRIANÇAS ENQUANTO SUJEITOS HISTÓRICOS E SUA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE:: ANÁLISE DAS CARTAS ENVIADAS AO MUSEU NACIONAL APÓS O SEU INCÊNDIO
Abstract
Este artigo busca fazer uma análise das cartas produzidas por crianças e enviadas ao Museu Nacional logo após o incêndio ocorrido no dia 02 de setembro de 2018. Considerado a mais antiga instituição científica do Brasil, o Museu Nacional foi fundado por Dom João VI em 1818 e contava com grande acervo de ciências naturais e antropológica. As cartas foram enviadas por crianças de diferentes regiões do Brasil e trazem registradas diferentes olhares sobre o Museu. Nas apresentadas neste artigo, as crianças trazem um olhar peculiar sobre o incêndio, questionam os motivos de sua ocorrência e cobram dos governantes uma atitude perante a escassez de recursos destinados ao Museu. O artigo tem como referencial teórico central o filósofo alemão Walter Benjamin e seus conceitos de história, memória e narrativa e os estudos da infância que buscam situar a infância frente as questões pertinentes à sociedade, como uma categoria socialmente construída.
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