PROJETO LEVA CONHECIMENTO ACADÊMICO À COMUNIDADE POR MEIO DE PODCAST
Abstract
Este relato de experiência trata do podcast Eureka! realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, produzido e apresentado pela mestranda bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, com coordenação e apoio acadêmico de docentes doutores. Alunos do Ensino Médio também participam do processo. O podcast tem como objetivo discutir educação, ciência e pesquisa e integra o projeto de pesquisa e extensão “Divulgação científica em educação”, em andamento. Sua criação está relacionada à necessidade de divulgar pesquisas e conhecimento científico, com vistas a ultrapassar os muros da academia e chegar até a comunidade. Foram produzidos doze episódios do programa, que discutem, entre outros temas, a pandemia do novo coronavírus com relação à educação, os rituais e as mulheres. É o primeiro podcast produzido pela instituição e, como tal, está em constante aprimoramento. Neste trabalho, serão descritos os processos de concepção do projeto e as reflexões acerca de inovação, acesso à informação e democracia.
References
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho;
apresentação Celso Lafer. 7. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. E-book.
BARROS, Samuel Anderson Rocha; SAMPAIO, Rafael Cardoso. A confiança para a manutenção de uma inovação democrática: o caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, [S.l.], v. 22, n. 72, ago. 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/60133. Acesso em: 05 dez. 2020.
COUTO, Ana Luíza S.; MARTINO, Luís Mauro Sá. Dimensões da pesquisa sobre podcast: trilhas conceituais e metodológicas de teses e dissertações de PPGComs (2006-2017). Revista Rádio-Leituras, Mariana, v. 9, n. 02, p. 48-68, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/radio-leituras/article/view/1394. Acesso em: 05 dez. 2020.
DANTAS, Marcos. A privatização da educação através das plataformas de ensino remoto. 05 out. 2020. Revista Instituto Humanitas Unisinos – IHU, São Leopoldo, 05 out. 2020. Entrevista concedida a João Vitor Santos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/603420-a-privatizacao-da-educacao-atraves-das-plataformas-de-ensino-remoto-entrevista-especial-com-marcos-dantas. Acesso em: 05 dez. 2020.
DRESCH, Jaime Farias. A impressão do consenso: uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de S. Paulo e no Jornal da APEOESP. 2015. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
EUREKA! Entrevistadora: Suzane Faita. Lages/SC: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, 2020. Podcast. Disponível em: https://anchor.fm/ppge. Acesso em: 05 dez. 2020.
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov. 2001. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 dez. 2020.
NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima; MELO, Adriana Almeida Sales de; CASTIONI, Remi. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota técnica n. 88. [S.l.]: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561&Itemid=9. Acesso em: 05 dez. 2020.
FONTENELLE, Isleide A. Para uma crítica ao discurso da inovação: saber e controle no capitalismo do conhecimento. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, n. 1, jan./fev. 2012. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol52-num1-2012/para-critica-ao-discurso-inovacao-saber-controle-no-capitalismo-conhecimento. Acesso em: 05 dez. 2020.
FONSECA Ana Carolina. Brasil se consolida como o segundo maior mercado de podcasts do mundo. Correio Brasiliense, Brasília, 2 nov. 2019. Tecnologia. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/11/02/interna_tecnologia,803272/brasil-se-consolida-como-o-segundo-maior-mercado-de-podcasts-do-mundo.shtml. Acesso em: 05 dez. 2020.
FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre (org.). Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 37-50.
LOCKS, Geraldo Augusto; GRAUPE, Mareli Eliane; PEREIRA, Jisilaine Antunes. Educação do campo e direitos humanos: uma conquista, muitos desafios. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 20, n. especial, p. 131-154, 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3654/pdf_439. Acesso em: 7 dez. 2020.
OLIVEIRA, Thais Rodrigues. ‘Diários da quarentena’: a experiência do podcast em tempos de isolamento social. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 21, n. 47, p. 199-215, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7165/3195. Acesso em: 05 dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SOUZA, Leonardo Costa. Os vínculos sonoros no ambiente comunicacional do Podcast Mamilos. Dissertação. 2019. 84 f. (Mestrado em Comunicação) – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2019.
SOUZA, Juliana de; FORT, Mônica Cristine; BOLFE, Juliana Simões. Produção Audiofônica: uma análise de estilos frequentes na podosfera brasileira. Revista Radiofonias: revista de estudos em mídia sonora, Mariana, v. 11, n. 1, p. 78-111, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/radiofonias/article/view/4324. Acesso em: 05 dez. 2020.
VELLO, Bruno Grisotto. Inovação democrática e desconfiança: o controle das políticas públicas nos conselhos. 2018. 2019 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).