O INDÍGENA, O NEGRO E A BNCC: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Abstract

Este estudo é uma criteriosa análise bibliográfica sobre as questões Étnico-Raciais abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem objetivo de estabelecer dialogismo e reflexões quanto à necessidade de realizar mudanças de paradigmas sobre as relações de poder existentes na sociedade, e, por conseguinte, metamorfoses na práxis pedagógica para o exercício da Educação Antirracista em diversos componentes curriculares, dando ênfase em determinadas habilidades e competências que permitem realizar atividades para o pleno exercício das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Este artigo aponta a necessidade de instaurar no currículo formal das escolas a realização de um trabalho antirracista de forma contínua e interdisciplinar nas várias modalidades da Educação Básica. Isso, fará com que o aluno obtenha progressão nos conhecimentos relacionados às relações étnico-raciais a ponto de (re)conhecer a História Afro brasileira e a Cultura indígena, etnias que muito colaboraram e ainda colaboram para a construção da nação brasileira.

Author Biography

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Graduada em Ciências Biológicas - Universidade de Cuiabá. Mestra em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora Titular de Prática de Ensino no Curso de Pedagogia da Faceli e professora efetiva de Ciências na EMEF: Elza Roni Scarpati.

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Published
2023-06-16