SABERES & FAZERES DOCENTES NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DAS ARTES VISUAIS
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo analisar quais saberes e fazeres docentes são construídos no contexto das artes visuais de uma pré-escola pública da zona urbana de São Luís do Maranhão. Para responder a esse questionamento, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura e de campo com uma abordagem qualitativa. Sustentou-se nas contribuições do legislativo nacional: RCNEI (BRASIL, 1998); DCNEI (BRASIL, 2010); BNCC (BRASIL, 2017) e dos seguintes pesquisadores: Ostetto (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014), Pilar (2014) e Barbosa (2015). A análise dos dados revelou que a educadora tem possibilitado às crianças experiências artísticas diversificadas, por meio da música, do teatro, da dança, do cinema e da literatura. As atividades pedagógicas são articuladas com outras áreas de conhecimentos, isso inclui, por exemplo, o projeto didático, intitulado: “Educação ambiental: reciclar e preservar”, no qual as crianças participaram de oficinas de arte e realizaram várias produções artísticas no campo das Artes Visuais.References
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo, SP: Cortez, 2015. E-book.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF,1998. v. 3.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/CNE, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 05.nov.2020.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2007.
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo na educação infantil: diálogos com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo, SP: Scipione, 2012.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
GAUTHIER, Clemont. Por uma teoria da Pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora UNIJUI, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar. 4. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Cadernos de Formação da UNIVESP. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica. 2011.
PILLAR, Analice Dutra. (Org.). A educação do olhar no ensino da arte. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014.
PONTES, Gilvânia. A presença da arte na educação infantil: olhares e intenções. 2001. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2001.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SIGNIFICADOS. O que é Arte. [2020?]. Disponível em: https://www.significados.com.br/arte/. Acesso em: 24.out.2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).