EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAMENTO DA DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA REGIÃO “PALMAS SUL”
Abstract
Neste artigo buscamos desenvolver algumas reflexões sobre as relações entre desenvolvimento urbano e degradação ambiental, tomando como referência alguns problemas socioambientais identificados na região “Palmas Sul”. No desenrolar das reflexões, pensamos a educação ambiental como uma estratégia indispensável que visa conciliar as necessidades sociais e econômicas do ser humano, com o imperativo da preservação do meio ambiente, por meio das escolas, tendo em vista que o objetivo da educação é proporcionar o pleno desenvolvimento da pessoa, em suas diferentes dimensões. Nesse sentido, argumentamos que ações de educação ambiental desenvolvidas nas e pelas unidades de ensinos, em suas respectivas comunidades escolares e locais, podem gerar uma consciência voltada para a preservação ambiental naquela região da Capital.
References
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, mar. 1981. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 10 jun. 2020.
______. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado, 1989.
______. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, 1998.
______. Ministério da Educação. Paramentos Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. 3ª ed. Vol. 9 Brasília: MEC, 2001.
______. Lei nº 1.374 de 08 de abril de 2003. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. Brasília, DF, abr. 2003. Disponibilidade em: https://central3.to.gov.br/arquivo/225864/. Acesso em: 05 jun. 2020.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Ed. Gaia, 1992.
______. Ecopercepções: um resumo didático dos desafios socioambientais. São Paulo: Ed. Gaia, 2004.
______. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Ed. Gaia, 2013.
FRANCO, M. A. R. Planejamento Ambiental para a cidade sustentável. 2ª ed. São Paulo: EDIFURB, 2001.
FREITAS, E. L. H. de; CAIADO, M. C. S. Plano de Ação Palmas Sustentável. Palmas: Instituto Pólis, 2015.
GODARD, O. Gestão integrada dos recursos naturais e do meio ambiente: conceitos, instituições e desafios. In VIEIRA, P. F.; WEBER, J. (Orgs.). Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento: Novos desafios para pesquisa ambiental, 2002, p. 201-264.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos demográficos. Disponibilidade em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.
KRAN, F.; FERREIRA, F. P. M. Qualidade de vida na cidade de palmas – TO: uma análise através de indicadores habitacionais e ambientais urbanos. Ambiente & Sociedade. Vol. IX nº. 2 jul./dez. 2006, p. 123-141.
LOUREIRO, C. F; LAYRARGUES, P. P; CASTRO, R. S. Educação Ambiental: Repensando o espaço da cidadania. 3ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.
MOTA, S. Urbanização e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Ed. ABES, 1999.
NOVAES, W. (Coord.); RIBAS, O.; NOVAES, P. da C. Agenda 21 Brasileira: Bases para discussão. Brasília: MMA/PNUD, 2000.
NOLASCO, A. P. A. da S. Avaliação dos problemas ambientais de Palmas com enfoque nas Unidades Escolares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins, 2007.
PALMAS. Lei n° 1011 de 04 de junho do ano de 2001. Dispõe sobre a Política Ambiental, Equilíbrio Ecológico, Preservação e Recuperação do Meio Ambiente e dá outras providências. Palmas, jun. 2001. Disponibilidade em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=176641. Acesso em: 25 set. 2020.
______. Lei nº 468 de 06 janeiro de 1994. Aprova o Plano Diretor Urbanístico de Palmas (PDUP) e dispõe sobre a divisão do solo do Município, para fins urbanos. Palmas, jan. 1994. Disponibilidade em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=176674. Acesso em: 02 mar. 2020.
PEDRINI, A. G. Educação Ambiental: Reflexões e práticas contemporâneas. 4ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.
PEREIRA, O. de C. M.; SANTOS, M. A. dos; CARVALHO, G. O. M. de. Palmas: a cidade planejada e a violência como método. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Anais do XVIII ENANPUR. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. Palestra. p. 1-18. Disponibilidade em: http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1678. Acesso em: 10 out. 2020.
TITO, R. P. de C. A dominação pela reprodução da pobreza: experiências de participação popular em Palmas, Tocantins. 2006. 253 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
TOCANTINS. Resolução COEMA n° 02 de 04 de novembro de 2003. Estabelece a performance da política municipal de meio ambiente e a implantação da Agenda 21 local. Palmas, nov. 2003. Disponibilidade em: https://central3.to.gov.br/arquivo/351054/. Acesso em: 12 mai. 2020.
______. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Palmas: SEDUC, 2008.
______. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Médio do 1º ao 3º ano. Palmas: SEDUC, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).