A NARRATIVA PÓS-MODERNA NO CINEMA BRASILEIRO: CAMINHOS POSSÍVEIS EM ANJOS DA NOITE
Abstract
A cultura pós-moderna está associada aos efeitos das sociedades globalizadas que refletem às artes fusão cultural, rompimento de fronteiras, descentralização política, deslocamento dos sujeitos, surgimento de identidades, fragmentação de contextos. Propomos neste trabalho uma leitura dos elementos das narrativas em Anjos da noite (1987), filme de Wilson Barros, produzido numa época emergente à possível estética pós-moderna ao cinema brasileiro. Partimos das teorias de Hutcheon e Lyotard que contextualizam a poética pós-moderna mediante cenários ocidentais; Coutinho situa o conceito nos países latino-americanos, principalmente, no Brasil; na produção cinematográfica brasileira, Robert Stam e Renato Pucci Jr. explicam a estética pós-moderna através do hibridismo cultural, mediante a heterogeneidade e disparidade histórico-social nacional; no entanto, Jameson descreve a estética pós-moderna como o entrecruzamento entre estilos anteriores, gerando novas leituras artísticas. Trata-se da narrativa da desconstrução. De fato, Anjos da noite não traz um enredo linear nem protagonista, mas diferentes narrativas cada qual com seus vários protagonistas.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).