PASTINHA FOI ADIANTE: CAPOEIRA ANGOLA, REDES VIRTUAIS E COMUNIDADES TRANSNACIONAIS
Abstract
Desde que Mestre Pastinha foi a Dakar em 1966, muitas transformações aconteceram nas relações do Brasil com a África. Em seu trânsito por múltiplas fronteiras, a comunidade da Capoeira Angola constituiu-se em campo de produção de saberes acadêmicos e proliferou-se com apoio de políticas estatais. A interação entre pesquisas e práticas na Capoeira Angola deu início à constituição de um cânone literário formulado a partir de distintas linguagens e referências. O contexto de pandemia expôs pelas redes virtuais certas tensões e desigualdades nesta comunidade, assim como vem propondo alterações nas relações dentro da comunidade da Capoeira Angola. Em meio às crises e desafios, grupos transnacionais de Capoeira Angola como FICA e Nzinga, seguem reatualizando o legado de Pastinha, prestigiando a ligação com a África ancestral e a África do presente.
References
ALVES, Aristides. Casa dos Olhos do Tempo que fala da Nação Angolão Paketan Kunzo Kia Mezu Kwa Tembu Kisuelu Kwa Muije Angolão Paketan. Salvador: Asa Foto, 2010.
ALVES, Carine Costa. Centenário do Mestre João Pequeno de Pastinha: Etnografia e reflexões sobre a Capoeira Angola. Revista Semina V. 17, N.º 1, 2017
ARAÚJO, Rosângela Costa. Iê, viva meu mestre: A Capoeira Angola da ‘escola pastiniana’ como práxis educativa. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: USP, 2004.
_____É preta, Kalunga: A capoeira angola como prática política entre os capoeiristas baianos (Anos 80-90). Rio de Janeiro: MC&G, 2015.
ASSUNÇÃO, Matthias Röhrig. Capoeira: From Slave Combat Game to Global Martial Art. Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. Londres, 2019.
BRITO, Celso de. Berimbau’s “use value” and “exchange value”: Production and consumption as symbols of freedom in contemporary global Capoeira Angola. Vibrant.V9 n.2, 2012.
CASTRO JÚNIOR, Luis Vítor de. Campos de visibilidade da Capoeira Baiana: as festas populares, as escolas de capoeira, o cinema e a arte (1955-1985). Tese de doutorado em História defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, 2008.
CASTRO, Maurício Barros de. Mestre João Grande: na roda do mundo. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
COUTINHO, Daniel. O ABC da Capoeira Angola: os manuscritos de Mestre Noronha. Brasília: Centro de Informação e Documentação sobre Capoeira, 1993.
DETTMANN, Christine. History in the making: a Ethnography into the Roots of Capoeira Angola. The world of music (New Series) Vol. 2 Nº 2 Transatlantic Musical Flows in The Lusophone World. Berlin: Departamento de Musicology Georg August Universtität Göttingen, 2013.
DOMINGUES, Petrônio. Entre Dandaras e Luisas Mahins: Mulheres Negras e anti-racismo no Brasil. In PEREIRA, Amauri Mendes; SILVA, Joselina da. (organizadores). O Movimento Negro Brasileiro: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009.
DOWNEY, Greg. Capoeira as an art of Living: the aesthetics of a cunning existence. In GILBERT, Keith. Fighting: intellectualising combat sports. Illinois: Commom Grounch Publishing, 2014.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. Tese de Doutor em Educação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2004.
FONSECA, Vivian; VIEIRA, Luiz Renato. Construction d'un dialogue: la capoeira et les relations avec l'État brésilien en débat. Cultures-Kairós. (On Line) Capoeiras ? Objets sujets de la contemporanéité, Théma, Mis à jour le 2012.
GRANADA, Daniel. Práticas em movimento: a pesquisa de campo no caso da capoeira fora do Brasil. Revista Sociedade e Cultura Vol.22 nº1 jan/jun. Goiânia: UFG, 2019.
HARDIE, Mark. Tangible Connections in Capoeira: A conscious Attempt to build the visual atmosphere of South African Capoeira. Durban: DUT, 2012.
KAMBON, Ọbádélé. Afrikan=Black Combat Forms Hidden in Plain Sight: Engolo/Capoeira, Knocking-and-Kicking and Asafo Flag Dancing. Africology: The Journal of Pan African Studies, vol.12, no.4, Accra: October 2018.
LUNA, Erick Serna. Os jogos políticos da capoeira: Análisis de la política cultural nacional e internacional sobre la Capoeira. Capoeira Revista de Humanidades e Letras.Vol.4 Nº2. São Francisco do Conde: UNILAB, 2018.
MALOMALO, Bas´Ilele. Estudos africana ou novos estudos africanos: Um campo em processo de consolidação desde a diáspora africana no Brasil. Capoeira Revista de Humanidades e Letras Vol.3 Nº. 2. São Francisco do Conde: UNILAB, 2017.
MATA, João da. A liberdade do Corpo: Soma, capoeira angola e anarquismo. Rio de Janeiro: Coletivo Anarquista Brancaleone/ São Paulo: Editora Imaginário, 2001.
MBEMBE, Achille. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 1. Salvador: CEAO-UFBA, 2001
______. Brutalisme. Paris: La Decóurvete, 2020.
MOURA, Jair. A Capoeiragem no Rio de Janeiro através dos Séculos. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda, 2009.
OBI, Maduka T. J. Desch. Angola e o Jogo de Capoeira. Antropolítica nº 24 sem. 1 Niterói: Uff, 2008
PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola por Mestre Pastinha. Salvador: Ed. do autor. 1964.
PEÇANHA, Cinésio Feliciano. Capoeira Angola: Ginga e Ancestralidade. Salvador: Barro do Chão, 2019.
REGO, Waldeloir do. Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etnográfico. Rio de Janeiro: Gráfica Lux, 1968.
ROBITAILLE, Laurence. Promoting Capoeira, Branding Brazil: A Focus on the Semantic Body. Black Music Research Journal. Vol. 34, No. 2.Chicago, 2014.
RUFINO, Luiz; PEÇANHA, Cinézio Feliciano; OLIVEIRA, Eduardo. Pensamento diaspórico e o “ser” em ginga: deslocamentos para uma filosofia da capoeira. Capoeira Revista de Humanidades e Letras Vol.4 Nº. 2. São Francisco do Conde: UNILAB, 2018.
SANTOS, Jaime Martins dos. Capoeira Angola: histórias e recordações da vivência de Mestre Curió. Salvador: Fast Design, 2010.
SANTOS, Jorge Egídio dos. Jogo de Angola: vida e obra. Salvador: Ed. do Autor, 2010.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese de Doutorado em Letras (Estudos da Tradução). São Paulo: USP, 2019.
TAVARES, JuIio Cesar de Souza. Colonialidade do poder, cooperação internacional e racismo cognitivo: desafios ao desenvolvimento internacional compartilhado. In D'ADESKY, Jacques;SOUZA, Marcos Teixeira de (Orgs). Afro-Brasil Debates & Pensamentos. Rio de Janeiro: Cassara, 2015.
VERGOTINE, Benito. 'An old martial art returns to its African roots'. The Times, 10 Jan. 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).