LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA OUTRA-ESTRANGEIRA E A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE OUTREM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Abstract
Neste artigo, adentrando a discussão das nomeações dadas às outras línguas no contexto de ensino-aprendizagem, proponho o uso do termo língua outra-estrangeira para nomeação da língua inglesa em um contexto específico de ensino-aprendizagem da educação profissional. Para tanto, tomo diferentes autores que discutem a questão, recorrendo também aos estudos do chamado Círculo de Bakhtin, a fim de firmar as bases dialógico-epistemológicas e indutivas desta nomeação. Por fim, a partir do movimento de autorreflexão sobre minhas próprias práticas de ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação profissional, analiso o processo de apropriação do discurso de outrem que se dá na língua outra-estrangeira, surgido nas produções de enunciados dos meus alunos. A partir da análise deste processo específico, percebi que, por se dar em uma língua outra-estrangeira, ele se caracteriza pela tomada da língua materna como referência maior para a escrita, buscando-se apenas a correspondência linguística na língua outra-estrangeira.
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