O ESTADO DA ARTE EM GÊNERO - MULHER - EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Ana Paula Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus Araraquara
  • Célia Regina Rossi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP

Resumo

O artigo demonstra resultados, compreensões e inquietações de uma pesquisa feita por um(a) dos(as) autores(as), em sua graduação. O estudo buscou identificar através de um estudo teórico e bibliográfico a construção da identidade de gênero – mulher – sob uma perspectiva educacional. Para isso, fez-se a análise de resumos de 10 teses do doutorado e 10 dissertações de mestrado retiradas do banco de teses e dissertações da CAPES, defendidas nos últimos dez anos no estado de São Paulo. A partir do estudo, comprovou-se que apesar da crescente visibilidade do gênero feminino no mercado de trabalho, nas instituições escolares e na conquista da independência, casos de violência, baixo salário, preconceito, misoginia e estereótipos, continuam vigentes atualmente. Quanto à educação, há uma forte desvalorização para com a mulher, minimizando o trabalho desenvolvido nas escolas, rebaixamento em conhecimentos acadêmicos da área de exatas e, ainda, uma forte luta para a conquista de direitos negados.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus Araraquara

Mestranda (2017) em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, Campus Araraquara. Possui licenciatura plena em Pedagogia, pela UNESP, Campus Rio Claro (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, gênero e sexualidade. É integrante do GSEXs - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades - UNESP, Campus Rio Claro.

Célia Regina Rossi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Para o Deficiente da Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa - Portugal. Professora do departamento de Educação, área de Psicologia - IB - UNESP, Campus Rio Claro e professora do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em sexualidade, gênero, violência e educação para a sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação continuada, educação inclusiva, sexualidade e gênero e educação em sexualidade, formação de professores e TIC.

Publicado
2017-12-13