PRÁTICA DE LETRAMENTO EM UM CONTEXTO PLURILÍNGUE CONCORRENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM TIMOR-LESTE
Abstract
Este artigo discorre sobre palestras realizadas por professores brasileiros, em 2013, na Universidade de Díli (UnDil), em Timor-Leste. Discute Letramento(s) (STREET, 2014), a partir da prática com estudantes do curso de Licenciatura em Saúde Pública, da Faculdade de Ciência da Saúde (UnDil), e funcionários públicos convidados. Em Português e Tetun, discutiu-se Educação Ambiental, Saneamento Básico e Gestão de Resíduos, numa (re)construção de saberes ante a realidade linguística do país, e os desafios impostos pelo seu ‘novo’ tempo sociopolítico. Assim, palestras dialogadas (GIL, 2013) e observações (VIANNA, 2003) compuseram a metodologia, neste estudo de caráter qualitativo, interpretativista e bibliográfico-descritivo, ancorado nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e na Sociolinguística (CALVET, 2002). Ademais, considerando o processo de desenvolvimento de Timor-Leste, após a restauração de sua independência em 2002, constatou-se ausência de política adequada ao tratamento do tema Saneamento Básico, consoante as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como planejamento linguístico pertinente à situação sociolinguística (CALVET, 2007). No âmbito interdisciplinar (MORIN, 2005; POMBO, 2006), a experiência agregou saberes aos envolvidos, proporcionando visão crítica dos problemas socioambientais e do contexto plurilíngue do país.
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