HISTÓRIA E ESTILO NO CAMPO DA PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL
Abstract
Este artigo se propõe a investigar como a tradição da produção publicitária audiovisual brasileira, numa perspectiva histórica, é influenciada pelo padrão adotado por países e agências que dominam este campo na esfera global. Partimos da hipótese de que, por um lado, este processo se intensifica nos anos recentes, com a internacionalização do mercado publicitário e a globalização do público graças à internet, mas que, por outro, sempre esteve presente. Para demonstrar esta hipótese, traçamos um percurso histórico-estilístico dos primeiros anos da produção publicitária da Volkswagen Brasil sob responsabilidade da agência Almap. As premissas teórico-metodológicas que embasam este olhar encontram-se, sobretudo, na teoria dos campos (BOURDIEU, 2011, 1996), e na noção de estilo como proposta por Bordwell (2008, 2013).
References
AZEVEDO, G. Propaganda popular brasileira. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Trad.: Maria Luiza Machado Jatobá. Campinas: Papirus, 2008.
______. Sobre a história do estilo cinematográfico. Trad.: Luís Carlos Borges. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad.: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad.: Mariza Corrêa. 11a ed. Campinas: Papirus, 2011.
FEMINA, J. D. Mad Men: comunicados do front publicitário. Trad.: Dinah Azevedo. Rio de Janeiro: Record, 2011.
GARFIELD, B. Ad Age Advertising Century: The Top 100 Campaigns. Advertising Age. 29 mar. 1999. Disponível em:
MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. 2a ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
ORTIZ, R. Introdução. In: BOURDIEU, P. Pierre Bourdieu: sociologia. Trad.: Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.
PINCAS, S.; LOISEAU, M. A history of advertising. Köln: Taschen, 2008.
RAMOS, J. M. O. Cinema, televisão, publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. 2a ed. São Paulo: Annablume, 2004.
RUSSEL, P.; SLINGERLAND, S. (ed.). Game changers - the evolution of advertising. Köln: Taschen; London: Cannes Lions Festival of Creativity, 2013.
TUNGATE, M. A história da propaganda mundial. Trad.: Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lucia da Rocha Franco. São Paulo: Cultrix, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).