O PROCESSO DE RECRIAÇÃO DO ROMANCE MORTO ATÉ O ANOITECER PARA O SERIADO TELEVISIVO TRUE BLOOD
Abstract
Este artigo investiga o processo de recriação literária para a TV usando como corpus de análise o enredo da primeira temporada do seriado televisivo True Blood, que foi baseado no romance Morto Até o Anoitecer, da autora norte-americana Charlaine Harris. O objetivo é analisar um seriado adaptado de um romance observando a intersecção entre ambos. Para tal, priorizamos a análise do enredo, através de três eixos: o ponto de vista, a construção das tramas e a construção dos personagens, o que se mostrou satisfatório para a compreensão do seriado e do processo de recriação que o formou. O referencial teórico é apresentado em dois segmentos: no primeiro, exploramos as intersecções entre as narrativas seriadas na televisão e na literatura, e no segundo investigamos as noções teórico-metodológicas acerca das adaptações literárias para o audiovisual. Com a análise, chegamos à conclusão de que True Blood consiste em uma expansão do mundo apresentado no romance literário e que os recriadores seguiram duas tendências principais ao adaptar as histórias: a apropriação de elementos e pistas pouco desenvolvidas no romance e a criação de tramas e personagens originais.
References
BORELLI, S. H. S. Ação, Suspense, Emoção: Literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: EDUC: Estação Liberdade, 1996.
ECO, U. O Super-homem de Massa. São Paulo: Perspectiva, 1991.
______. Sobre os Espelhos e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
HARRIS, C. Morto até o anoitecer. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
JAKOBSON, R. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2003.
LESSA, R. Eles saíram do caixão… E do livro! o processo de recriação do romance Morto até o Anoitecer para o seriado televisivo True Blood, 2010, 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2010.
________. Ficção seriada televisiva e narrativa transmídia: uma análise do mundo ficcional multiplataforma de True Blood, 2013, 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
________. Estilo e qualidade na ficção televisiva contemporânea: Uma análise do episódio piloto do seriado Dexter. Razón y Palabra, v. 20, n. 2.93, p. 709-723, abr/jun. 2016. Disponível em: http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/41. Acesso em: 20 out. 2020.
________. O universo transmídia do seriado True Blood: paratextos e extensões ficcionais do HBO e dos fãs. 2017. 212f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2017.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
OLIVEIRA, M. P. de. E a Tela Invade a Página. 1996, 173 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1996.
________________. Olhares Roubados. Cinema, literatura e nacionalidade. Salvador: Quarteto, 2004.
PALLOTTINI, R. Dramaturgia de Televisão. São Paulo: Editora Moderna, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).