O ESTILO DO AUTOR-ROTEIRISTA DE TELENOVELA: UMA ANÁLISE DE “AVENIDA BRASIL”, DE JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Abstract
O presente trabalho empreende uma análise de estilo do autor-roteirista João Emanuel Carneiro a partir da telenovela Avenida Brasil (2012), com o objetivo ampliar a discussão acerca do que é estilo de telenovela. Para isso, o percurso teórico-metodológico passa pela perspectiva de David Bordwell (2008;2013), para o qual estilo refere-se às escolhas dos realizadores em determinadas circunstâncias históricas. Consideramos as telenovelas como obras expressivas, levando em conta os seus traços de intencionalidade e a solução de problemas a partir de escolhas do autor na elaboração do produto (Bordwell, 2008; Baxandall, 2006). Articulando formulações desses dois autores, entendemos o paradigma problema/solução (Bordwell, 2008) como um exercício de inferência e idealização que considera o autor da obra um agente histórico e social situado em um contexto e em uma tradição, com princípios e técnicas convencionadas. Assim, buscamos compreender como o autor-roteirista reorganiza certas possibilidades existentes, construindo um rearranjo particular dessas técnicas e configurando o que definimos por seu estilo.
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