UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA
Abstract
Buscamos através dessa atividade experimental, discutir conceitos básicos da matéria: se a mesma ocupa lugar no espaço; como ocorre a propagação dos cheiros; e a importância da Química nesse fenômeno. Este trabalho foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio, de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A temática utilizada foi a dos óleos essenciais e os sentidos. No final da atividade experimental deu-se ênfase para a importância de concretizar o que para o aluno é abstrato. Observou-se também, que os educandos tiveram um maior conhecimento do conceito de matéria, sua propagação e relação com os sentidos.
References
AMABIS, J. M., MARTHO, G.R., Fundamentos da biologia moderna - 2ed. rev.- São Paulo, Moderna, 1997.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Data de acesso: 03/03/2020.
BRASIL. Lei n.9.394, 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF. 1996 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Acesso em: 15 maio, 2019.
BRASIL. Lei n.13.005, 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF. 2014 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 15 de maio, 2019.
COSENZA,R.M., GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende – Porto Alegre: Artmed, 2011.
FELIPE, L.O e BICAS,J.L. Terpenos, aromas e a química dos compostos naturais. Química Nova na Escola, Vol. 39, N°2, p.120-130, MAIO, 2017.
GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, Vol. 31, N°3, AGOSTO, 2009.
MOREIRA, M. A. M. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
PAULA, C. R., OLIVEIRA, M.C., Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida – Curitiba: Ibpex, 2011.
POZO,J.I.; CRESPO,M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Referencial Curricular Gaúcho - Ciência da Natureza. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1530.pdf Data de acesso: 08/03/2019.
SILVA, V.A.; BENITE, A.M.C e SOARES, M.H.F.B. Algo Aqui Não Cheira Bem...A Química do Mau Cheiro. Química Nova na Escola, Vol.33, N°1, FEVEREIRA, 2011.
VIDAL,R.M.B e MELO, R.C. A Química dos Sentidos – Uma Proposta Metodológica. Química Nova na Escola, vol. 35, N°1, p. 182-188, AGOSTO,2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).