IMAGINÁRIO E SABERES AMBIENTAIS: DIÁLOGOS AMAZÔNICOS

Abstract

O presente artigo trata de uma pesquisa referente aos diálogos entre os saberes ambientais e o imaginário presentes nas narrativas orais da região insular de Belém, visando compreender como as populações tradicionais da Amazônia paraense constroem e reconstroem seus conhecimentos sobre o meio a partir das histórias contadas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os métodos utilizados consistiram em História oral e Etnografia. As inserções na comunidade para a escuta e o registro das memórias alicerçaram-se em entrevista narrativa e foto voz como técnicas da metodologia. Constatamos que na relação com o meio ambiente são estabelecidas as práticas e saberes necessários para o cotidiano dos que vivem entre o rio e a floresta e, geralmente, são repassados de geração após geração, por intermédio da oralidade, como testemunho das construções coletivas. As narrativas contadas revelam a essência das memórias de povos tradicionais as quais denotam a estruturação de pensamentos, a construção dos elementos relacionais e atitudinais. O ato de ouvir e contar histórias envolve a compreensão mais profunda dos processos e dinâmicas da vida no grupo. A partilha comunicativa das histórias nos coloca em estado de comunhão com toda forma de vida.

Author Biography

Andréa Lima de Souza Cozzi, Universidade Federal do Pará

Doctoral student of the Graduate Program in Education in Science and Mathematics (PPGECM / UFPA / IEMCI), Master in Education from the State University of Pará, in the line of research Cultural Knowledge and Education in the Amazon; Storyteller; Professor graduated in Pedagogy, by UNAMA; Specialist in Educational Psychology, by UEPA; Technician of the Municipal System of School Libraries - SEMEC; Technician of the High Skills Activities / Giftedness Center - SEDUC. Visiting Professor at the Lato Sensu Graduate Program in Training Storytellers and Reading Mediators at Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ, Participant in the Research Group on Sociocultural Practices and Mathematical Education / GPSEM. Member of the International Network of Storytellers - Cuentacuentos; Member of the Amazon Storytellers Movement. Creator and organizer of the Encounter of Storytellers of the Amazon and the Pororoca Festival of stories in partnership with the Cultural Foundation of Pará Tancredo Neves. He works in the Education area, mainly in the following themes: Culture, Curriculum, Teacher Training, Memory, Orality, Performance, Storytellers, Children and Youth Literature, Training of readers and Reading agents.

 http://lattes.cnpq.br/6224817874217829

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Fonte oral:
Mestre Simeão, 80 anos. Entrevista realizada na sua residência, na ilha Murutucu, 2019.
Published
2021-01-21