TUDO PARTE DA ARTE: “HÁ ARTE EM TODA PARTE”

Abstract

Este artigo foi elaborado com a finalidade de provocar a reflexão dos profissionais da educação, quanto a importância da educação estética e poética no ensino de Arte. Abordamos os benefícios no ensino da disciplina e enfatizamos a importância do envolvimento do professor na prática docente, e no fruir artístico dos educandos, também em ambiente remoto. O texto proporciona apontamentos em relação ao ensino da arte, a educação pela perspectiva da sensibilidade, um universo de alternativas do educar pelo olhar da reflexão, das emoções e da criatividade. Objetivou-se apresentar novas possibilidades no desenvolvimento de suas competências e habilidades na formação estética. Para tal, este artigo foi desenvolvido com base em uma revisão bibliográfica e pretende colaborar para reflexão acerca do ensino da arte e sua colaboração para o aprendizado e formação plena do estudante.

Author Biographies

Camilla Karen Menezes e Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Amapá (2010). Atualmente é professora de língua inglesa - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa.

Márcia de Souza Damasceno, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Mestra em Ensino - IFMT/UNIC, CMEB.

Sirlene Lemes de Moraes Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Mestra em Ensino - IFMT/UNIC. 

References

BARBOSA, A. M. T. B. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 6. 1997.

BAITELLO, N. A era da iconofagia. São Paulo: Paulus, 2014.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COSCARELLI, Carla.; MARTINS, Diana; BICALHO, Carolina N. Comunicação: Redigir: uma experiência de ensino a distância. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.

COSCARELLI, Carla. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p. 36-45.

DUCHAMP, Marcel. “O ato criador”. In: BATTOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Artes
Médicas. Porto Alegre, 1994.

GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MARTINS, Maura Oliveira. A cegueira universal em um mundo tomado pelas imagens. Observatório da Imprensa. ed. 920. 13 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/cegueira-universal-em-um-mundo-tomado-pelas-imagens/. Acesso em: 07 set. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID-19). Brasília: Ministério da Saúde, [2020]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 23 jun. 2020.

OLIVEIRA, Sayonara Amaral de. Sobre vivências poéticas no campo da mídia digital. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília , n. 47, p. 49-70, junho 2016 . Disponível em:. Acesso em: 07 set. 2020.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara,
1987.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura. 2 ed. São Paulo: Ática, 2004.

VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. 6ª ed. Madri: Akal, 2006
Published
2022-05-17