ESTRATÉGIAS DOCENTES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO
Abstract
Este estudo buscou analisar as estratégias de ensinagem dos docentes na transição do ensino presencial para o remoto em uma instituição de ensino superior (IES) do estado do Tocantins. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritiva e aplicada. O presente estudo foi realizado com docentes dos cursos de saúde de uma IES privada, com uma população composta por 8 docentes. Entre os resultados podemos destacar que os docentes não receberam capacitação/treinamento adequado para atuação no ensino remoto. Ao serem analisadas as estratégias de ensino adotadas pelos docentes no ensino remoto, notou-se que parte deles não utilizam táticas de ensinagem, como o uso de métodos alternativos: slides, vídeos e videoconferência. Porém, alguns docentes relataram o uso de metodologias ativas como aulas expositivas e dialogadas, sala de aula invertida. A falta de estratégias de Ensinagem por uma parte dos docentes pode ter relação com a falha na capacitação ou treinamento por meio da IES. Consideramos a necessidade de uma futura evolução da pesquisa, pode-se trazer uma abordagem ao aluno ou docente sobre a efetividade do uso de estratégias de ensinagem no sistema remoto ou a busca da qualidade do ensino no sistema remoto em tempo de pandemia.
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