ESTRATÉGIAS DOCENTES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO

Abstract

Este estudo buscou analisar as estratégias de ensinagem dos docentes na transição do ensino presencial para o remoto em uma instituição de ensino superior (IES) do estado do Tocantins. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritiva e aplicada. O presente estudo foi realizado com docentes dos cursos de saúde de uma IES privada, com uma população composta por 8 docentes. Entre os resultados podemos destacar que os docentes não receberam capacitação/treinamento adequado para atuação no ensino remoto. Ao serem analisadas as estratégias de ensino adotadas pelos docentes no ensino remoto, notou-se que parte deles não utilizam táticas de ensinagem, como o uso de métodos alternativos: slides, vídeos e videoconferência. Porém, alguns docentes relataram o uso de metodologias ativas como aulas expositivas e dialogadas, sala de aula invertida. A falta de estratégias de Ensinagem por uma parte dos docentes pode ter relação com a falha na capacitação ou treinamento por meio da IES. Consideramos a necessidade de uma futura evolução da pesquisa, pode-se trazer uma abordagem ao aluno ou docente sobre a efetividade do uso de estratégias de ensinagem no sistema remoto ou a busca da qualidade do ensino no sistema remoto em tempo de pandemia.

Author Biographies

Ana Paula Machado Silva, Universidade Federal do Tocantins
Graduated in Nursing, Master student in Teaching Science and Health at UFT. Professor at Faculdade ITOP.
Bárbara Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde - UFT. 

Martin Dharlle Oliveira Santana, UNITINS

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde - UFT, Faculdade ITOP. 

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – FURG. Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

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Published
2021-08-26