NA ERA TECNOLÓGICA, EM VIAS DO ESQUECIMENTO: ESTUDO DA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA BAHIA, NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19
Abstract
Este escrito é uma abordagem sobre a visão de alguns estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas do interior da Bahia, sobre como pensam as suas atuais situações educacionais em meio à pandemia causada pela Covid-19, motivo o qual as aulas presencias foram suspensas. Sobre as (im)possibilidades do acesso às TICs pelos estudantes, observamos o alargamento das suas autonomias educacionais; a abertura de suas posturas critica reflexivas, desencadeando empreendimento de suas próprias aprendizagens escolares. Buscamos externar as dificuldades de aprendizado em tempos pandêmicos; as exclusões digitais, cujas discrepâncias tornaram-se mais evidentes, mediante à realidade pandêmica. Uma abordagem qualitativa aliada à atividade de escuta dos sujeitos participantes em seus lugares e contextos. Utilizamos entrevistas on-line, buscamos dialogar com autores como (Lemos, 2015); (Silva, 2011); (Freire, 2006); (Amiél, 2018) e com os estudantes, jovens e adolescentes, traçando uma imagem da realidade tangente sob a visão destes.
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
AMIEL, T. Geringonça, jeitinho, gambiarra: a pesquisa em tecnologia e educação diante de suas políticas e projetos. In: VALENTE, José Armando; ARANTES, Flavia Linhalis; FREIRE, Fernanda (org.). Campinas: NIED/Unicamp, 2018. p. 164-179. Disponível em:<https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acessado entre agosto/setembro, 2020.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
COSTA, B. Paulo Freire: educador-pensador da libertação. Pro-Posições | v. 27, n. 1 (79) | p. 93-110 | jan./abr. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da Autonomia. 18ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em Retrospectiva: A posição da filosofia na sociedade. Volume IV. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2007.
GOLDEMBERG, J. O Repensar da Educação no Brasil. Programa Educação Para a Cidadania do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Palestra feita pelo autor em 3 de junho de 1993 no IEA-USP.
GALVAO, A. Analfabetismo Digital: Seção e-Notícias do site Observatório da Imprensa, Edição 217, Março 2003. Disponível em [http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/eno260320031.htm]. Acesso setembro, 2020.
LEMOS, A. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “Cultura Copyleft”? Revista Contemporânea, vol.2,no 2 p 9-22 Dez. 2004.
MINAYO, C . Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. RAE• v.35 • n.3 • Mai./Jun.1995.
NICOLACI-DA-COSTA, M. Et. all. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicol. Reflex. Crit. vol.22 no.1, 36-43: Porto Alegre 2009.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 1976.
SILVA, Â. Educação e Tecnologia: Entre o Discurso e a Prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 527-554, jul./set. 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).