TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Abstract
O presente trabalho busca analisar a inserção das tecnologias digitais, em quatro escolas de Educação Infantil da cidade de Manaus. Apresentamos a utilização das tecnologias como uma das alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, facilitando a troca de conhecimentos entre professor e aluno. Nessa pesquisa aplicamos a abordagem qualitativa através de pesquisas em campo e bibliográficas, as pesquisas de observações em campo foram feitas em escolas particulares e públicas de Manaus. Nosso propósito é contribuir com inúmeros estudos sobre a temática tecnológica no âmbito educacional, nos baseando no olhar comparativo entre quatro instituições de ensino público e privado, com realidades distintas, que possuem em sua dinâmica pedagógica o emprego das tecnologias digitais para a melhoria do processo de ensino e, principalmente novos conhecimentos. O resultado de todo o processo de análise, foi à percepção dos eventos sociológicos na realidade da utilização das tecnologias digitais em salas de aula, e isso favoreceu a dinâmica docente e a organização pedagógica das rotinas escolares.
References
BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Camelo, A. L., Queiroz Filho, A. P. D., Lustosa, P. H. R., Gomes, A. V. A., & Lopes, C. A. (2008). Um Computador por Aluno: A experiência brasileira.
CUNHA, Márcia. Evolução tecnológica: A necessidade já foi a mãe da tecnologia, mas e hoje? Disponível em: HTTP://historiacorrente.blogspot.com.br/2011/10/necessidade-ja-foi-mae-datcnologia.html. Acesso em 10/11/2017.
Da Cunha, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Papirus Editora, 2013.
Da Silva, M., & Silva, M. F. L. (2017). O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NAPRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ ROLLEMBERG LEITE DO POVOADO MARAVILHA NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE/SE. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, 4(2), 149.
DE PAULA, Rubia Denise. Uso da tecnologia - Benefícios e malefícios nas aprendizagens. Portal da educação, 2016. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/uso-da-tecnologia-beneficios-e-maleficios-nas-aprendizagens/58354>. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
Ferreira, Maria José Morais Abrantes. "Novas tecnologias na sala de aula." (2014).
LEITE; Alex, 2016. Uso das tecnologias no ensino fundamental. Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/uso-das-tecnologias-no-ensino-fundamental/. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
PRENSKY, M. (2010). Teaching digital natives: partnering for real learning. California: Corwin, a Sage Company.
RAMOS, Marli; COPPOLA Neusa Ciriaco. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. PDE 2008/2009. Disponível em:
TOLENTINO, Paula Cristina De Souza. INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Medianeira, 2013.
BOOK digital. Play Tab, São Paulo, 10, de fevereiro 20147. Disponível em: < http://digitalbooks1.hospedagemdesites.ws/play-table-2/>. Acesso em: 25, julho de 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).