PENTÁCULO DO BEM-ESTAR NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PÓS-PANDEMIA
Abstract
O ensaio sugere o modelo do Pentáculo do Bem-Estar como ferramenta de auxílio nas ações em educação e saúde, especialmente no cenário pós-pandemia. De fácil utilização e por ser não-invasivo, o protocolo pode ser utilizado para verificação individual e ou coletiva na auto-avaliação dos parâmetros de níveis de estresse, nutrição, relacionamentos, comportamentos preventivos e de atividade física. O modelo fundamenta-se na visão holística de saúde e de qualidade de vida, sendo um instrumento de avaliação do estilo de vida que poderá ser utilizado como base para intervenções individuais ou grupais em adultos, propondo mudanças comportamentais e a promoção da educação em saúde.
References
BUTLER, Judith. O capitalismo tem seus limites. Tradução Artur Renzo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/20/judith-butler-sobre-o-covid-19-ocapitalismo-tem-seus-limites/ Acesso em: 15 ago.2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus (2019-nCoV), IN: Biblioteca Virtual em Saúde. .Disponível em: www.saude.gov.br/bvs. Acesso em: 24 mar. 2020.
CABRAL, Ellizabeth Regina. Et al. .Contribuições e desafios da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia de COVID-19. IN: Inter American Jounal Medicine Health, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31005/iajmh.v3i0.87. Acessado em: 21 ago.2020.
CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout: o estresse ocupacional do Professor. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A prova política da pandemia. In: Dossiê Boitempo COVID-19. São Paulo: Boitempo, 2020.
GALLINA, Franciele Silvestre. Alquimia do Ser: processos educativos estéticos na busca do equilíbrio biopsico espiritual. Saarbrucken: OmniScriptum, 2015.
HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da dor. IN: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236110033. Acesso em: 18 mai. 2021.
LELOUP. Jean-Yves. Cuidar do Ser: Fílon e os Terapeutas de Alexandria. 1ª reimpressão, São Paulo: Vozes, 2019.
MARCELINO, Patricia Carlesso. Humanização e Sensibilidade: Educação e Uso do Corpoem Giorgio Agamben. (Tese de Doutorado em Educação PPGEDU-UPF), Passo Fundo: 2019.
MARCELINO, Patricia Carlesso; FAVERO, Altair Alberto. “Criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização em meio à pandemia de covid-19: reflexões a partir de Nussbaum e Agamben. IN: Revista Olhar de Professor, v. 24, p. 1-19, 20 mar. 2021. Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 02 de agosto de 2021.
MÜHL, Eldon Henrique. Educação e identidade: individuação e individualização na sociedade contemporânea. IN: DIAZ, A; SGRÓ, M. (coord.). Teoría crítica da educación y teoría crítica de la sociedad: perspectivas en diálogo. Tandil: Editorial UNICEN, 2018.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida - Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4ª edição revisada e atualizada. Londrina: Midiograf, 2006.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2013.
NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. O Pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Londrina, v.5, n.2, 2000.
REIS, Diego dos Santos. Coronavírus e debates educacionais: reposicionado o debate IN: Revista Olhar de Professor. Ponta Grossa, v.23, p. 1-5, e-2020.15592.209209226414.0605, 2020. Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 15 ago.2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Almedina: Coimbra, 2020.
SOUTO FILHO, José Maria. Determinação de comportamento negativo pelo Pentáculo do Bem-Estar e as variáveis preditivas de saúde. In: Physical Education and Sport Journal, v. 16, n. 1, p. 227-234 2018.
STRIEDER, Roque; GIRARDI, Araceli. Biologia do Amar: pistas para recriar sensibilidade humana e ambiental. IN: Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 282-300, 2019. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 27 jun. 2020.
UFRGS. Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde). Material de apoio didático do Curso de Especialização em Docência na Saúde. Porto Alegre: UFRGS/EducaSaúde, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).