O DISCURSO DA BNCC NAS MÍDIAS DIGITAIS: ENTRE O SILENCIAMENTO DE SENTIDOS E A RESISTÊNCIA
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca do ensino infantil em materialidades midiáticas digitais; buscamos compreender os efeitos de sentidos e posições-sujeito que funcionam nessa trama discursiva. O estudo se respalda em pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana. Especificamente, mobilizaremos as noções de sujeito, formação discursiva, língua, condições de produção e silenciamento de sentidos. O corpus foi constituído de sete materialidades digitais, sendo quatro formulações da BNCC relacionadas à Educação Infantil, uma postagem do Facebook; um print das reações nessa postagem e um comentário. Os resultados mostram que há uma movimentação de sentidos, um embate de posições-sujeito já que o discurso da BNCC, filiado à FD pedagógica, funciona com efeitos de homogeneização do processo educacional e com uma posição-sujeito de silenciamento de sentidos. Por outro lado, as redes digitais constituem-se como um espaço de resistência e embates ideológicos.
References
AMANTE, L. Facebook e novas sociabilidades: contributos da investigação. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 27-46. ISBN 978-85-7879-283-1. Available from SciELO Books
AZEVEDO, I. C. M. de; DAMACENO, T. M. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de Estudos de Cultura, n.7, Jan/Abr de 2017.
BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2007.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 30 mai. 2020.
CAZARIN, E. A. A heterogeneidade discursiva de uma posição-sujeito. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/sead2_simposios.html. Acesso em: 14 jul. 2020.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.
DIAS, C. A análise do discurso digital: um campo de questões. Redisco,Vitória da Conquista, v. 10, n.2, 2016, p. 8-20.
______. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
FERNANDES, C.; VINHAS L. I. Da maquinaria ao dispositivo teórico-analítico: a problemática dos procedimentos metodológicos da Análise do Discurso. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 133-151, jan./abr. 2019.
FERREIRO, E. Com todas as Letras. 17 ed. São Paulo: Cortes. 2017.
FERREIRO, E. Entrevista com Emília Ferreiro. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/940/entrevista-com-emilia-ferreiro (2001). Acesso em: 20 jul. 2020.
PÊCHEUX, M.; GADET, F. A língua inatingível. In.: Pêcheux, M. Análise de discurso. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. 2 ed. Campinas: Pontes, 2011.
INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In.: INDURKY, F., MTTMAN, S. e FERREIRA, M.C.L. (Orgs.) Memória e história na/da análise do discurso. Campinas –SP: Mercado das Letras, 2011, p. 67-89.
______. Unicidade, desdobramento, fragmentação: a trajetória da noção de sujeito em Análise do Discurso. In: MITTMANN, S.; CAZARIN, E.; GRIGOLETTO, E. (Orgs.) Práticas discursivas e identitárias - Sujeito e língua. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
LEANDRO FERREIRA, M. C. O caráter singular da língua na análise do discurso. Revista Organon: Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 17, n. 35, 2003.
OLIVEIRA, M. R. de. A perspectiva do outro na instância curricular (de) colonial: alijamentos históricos e possibilidades de mudança. Muiraquitã, UFAC, ISSN 2525-5924, v. 8, n. 1, 2020.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. Ed. Editora Pontes: São Paulo, 2006.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 12ª ed. 2015.
______. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista ALED, 2016.
______. Exterioridade e Ideologia. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, 1996, p. 27-33.
PAYER, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo comum nacional? In: Moreira, A. F.; SILVA, T. (Orgs.). Currículo, Cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In.: GADET, F. e HAK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014a.
______. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos De Estudos Linguísticos, 19, ju-dez, 1990, 7-24. https://doi.org/10.20396/cel.v19i0.8636823
______. Estrutura ou acontecimento. Trad.: Eni Puccinelli Orlandi. 7 ed. Campinas: Pontes, 2015.
______. Papel da memória. In. ACHARD, Pierre; et. al. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014b.
PFEIFFER, C.; GRIGOLETTO. Reforma do Ensino Médio e BNCC – Divisões, Disputas e Interdições de Sentidos. Revista Investigações. Vol. 31, n. 2, dezembro/2018.
SILVA, V. L. da. Condições de trabalho, presenteísmo e absenteísmo em professores da rede pública. 2017. 146 f. Tese. (Doutorado Interinstitucional da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Acre). Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).