TECENDO LINHAS DE FUGA EDUCACIONAIS NA COVID-19 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA SO-CIO-POE-A-FE-TA-DA
Abstract
Tecer conexões educativas partindo de experiências pregressas se fazem pertinentes no contexto pandêmico vivido. Objetivou refletir, a partir de um relato fruto da vivência da disciplina de Sociologia da Educação, quais contribuições positivas identificadas levaram a pensar sobre aspectos formativos do pedagogo em meio ao cenário pandêmico. Como percurso metodológico foi realizada uma análise da experiência vivenciada. Observou-se que os conceitos de experiência e Educação Menor podem ser diferenciais na formação e atuação docente. A disciplina levou os autores a pensar como a educação remota pode ser potencializada pela Sociopoética, tornando-a potência de enfrentamento na tentativa de amordaçamento da Educação Superior pública.
References
AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Londrina, v. 16, n. 32, p. 123-140, 2016. Disponibilidade em:
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponibilidade em:
CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.
DAROS, Maria das Dores. A sociologia na constituição do campo educacional brasileiro e a pesquisa em sociologia da educação. 11ª Reunião científica regional da ANPED SUL. Curitiba, 2016. Disponibilidade em:
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender. In: Congresso de educação básica: aprendizagem e currículo, 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012. Disponibilidade em:
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 4, n. 1, p. 78-86, 2015. Disponibilidade em:
xxxxx; xxxxx. xxxxx. xxxxx, n. 7, p. 262-285, 2020. Disponibilidade em:
GOHN, Maria Glória. Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 26, p. 95-117, 2012. Disponibilidade em:
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponibilidade em:
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal, Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2013. Disponibilidade em:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações gerais, 2020. Disponibilidade em:
NOBRE, Fabiana. Portfólio do curso de bacharelado em saúde coletiva: caixa de afecções, 2015. Disponibilidade em: < https://fabiananobresaude.wixsite.com/portfolio-ufrgs-pt/caixa-de-afeccoes>. Acesso em: 30 set. 2020.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Claudio Martins. Bourdieu & a Educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponibilidade em:
SANTOS, Boaventura de Sousa. Corpos, conhecimentos e corazonar. In: ______. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018. p. 157-83.
SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista Histedbr On-line, Campinas, v. 19, p. 01-19, 2019. Disponibilidade em:
SOARES, Tathiana Santos; SANTOS, Andréia Bispo dos. A disciplina de “fundamentos sociológicos da educação” na formação do (a) pedagogo (a). In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 11., 2018, Aracaju. Anais… Aracaju, v. 11, n. 1, p. 01-10, 2018. Disponibilidade em:
YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).