TECENDO LINHAS DE FUGA EDUCACIONAIS NA COVID-19 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA SO-CIO-POE-A-FE-TA-DA

Abstract

Tecer conexões educativas partindo de experiências pregressas se fazem pertinentes no contexto pandêmico vivido. Objetivou refletir, a partir de um relato fruto da vivência da disciplina de Sociologia da Educação, quais contribuições positivas identificadas levaram a pensar sobre aspectos formativos do pedagogo em meio ao cenário pandêmico. Como percurso metodológico foi realizada uma análise da experiência vivenciada. Observou-se que os conceitos de experiência e Educação Menor podem ser diferenciais na formação e atuação docente. A disciplina levou os autores a pensar como a educação remota pode ser potencializada pela Sociopoética, tornando-a potência de enfrentamento na tentativa de amordaçamento da Educação Superior pública.

Author Biographies

José Gomes da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. 

Marlia Ferreira Ribeiro, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Agronegócios. Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. 

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. 

References

xxxxx. Plano de ensino [recurso impresso]. Teresina, 2019. 3 p.

AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Londrina, v. 16, n. 32, p. 123-140, 2016. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.

DAROS, Maria das Dores. A sociologia na constituição do campo educacional brasileiro e a pesquisa em sociologia da educação. 11ª Reunião científica regional da ANPED SUL. Curitiba, 2016. Disponibilidade em: . Acesso em: 07 set. 2020.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender. In: Congresso de educação básica: aprendizagem e currículo, 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012. Disponibilidade em: . Acesso em: 28 agos. 2020.

GAUTHIER, Jacques. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 4, n. 1, p. 78-86, 2015. Disponibilidade em: . Acesso em: 22 agos. 2020.

xxxxx; xxxxx. xxxxx. xxxxx, n. 7, p. 262-285, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 27 agos. 2020.

GOHN, Maria Glória. Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 26, p. 95-117, 2012. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal, Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2013. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações gerais, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 27 agos. 2020.

NOBRE, Fabiana. Portfólio do curso de bacharelado em saúde coletiva: caixa de afecções, 2015. Disponibilidade em: < https://fabiananobresaude.wixsite.com/portfolio-ufrgs-pt/caixa-de-afeccoes>. Acesso em: 30 set. 2020.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Claudio Martins. Bourdieu & a Educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Corpos, conhecimentos e corazonar. In: ______. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018. p. 157-83.

SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista Histedbr On-line, Campinas, v. 19, p. 01-19, 2019. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020.

SOARES, Tathiana Santos; SANTOS, Andréia Bispo dos. A disciplina de “fundamentos sociológicos da educação” na formação do (a) pedagogo (a). In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 11., 2018, Aracaju. Anais… Aracaju, v. 11, n. 1, p. 01-10, 2018. Disponibilidade em: . Acesso em: 17 set. 2020.

YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Published
2022-03-08