A POTÊNCIA DO CUIDADO NA FEMINIZAÇÃO DOCENTE: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E POLITIZAÇÃO FEMINISTA PARA ATRAVESSAR A PANDEMIA
Abstract
O artigo propõe três movimentos; o primeiro apresenta questões de método na centralidade do conceito de divisão sexual do trabalho, na feminização da docência na Educação Básica e os desafios da profissionalização e politização docente. No segundo movimento, ‘navegar é preciso’, será apresentada uma breve exposição de como a maré feminista negra tem reenergizado de potências da resistência, para construção de novos paradigmas, com outros princípios éticos, estéticos e políticos, apontando tecnologias sociais das mulheres negras de luta pela vida, com criatividade, solidariedade, visando às relações de educação e cuidado. Por fim, fecha-se com uma proposição metodológica de descolonização de territórios-corpos, reinventando modos de ser-estar no mundo, por meio da conscientização das linguagens e práticas que são construídas na educação e em especial na Pedagogia da infância, tendo nas infâncias brasileiras potências de produções de conhecimentos, defendendo uma pedagogia macunaímica: indígena, africana, europeia, híbrida à brasileira.
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