MÉTODO STEAM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de projeto de extensão intitulado “Capacitação de professores do ensino médio e fundamental na área de Ciências e Física”. Este prevê o desenvolvimento e aplicação de cursos bem como a elaboração de materiais didáticos para a implementação nas atividades de capacitação ofertadas do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Diante disso, o curso intitulado “Método STEAM: desafios e possibilidades para o ensino de Ciências” foi ministrado na forma online em virtude da pandemia do COVID-19, em três módulos: fundamentos teóricos, propostas didáticas STEAM e elaboração de proposta de ensino STEAM. Os resultados mostram que participantes compreenderam o uso da metodologia STEAM incentivando atividades interdisciplinares e a participação ativa do aluno.

Author Biographies

Renata Lacerda Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Doutora em Ciências Naturais pela Universidade Estadual Darcy Ribeiro do Norte Fluminense (UENF), Mestre em Ensino de Ciências e Licenciada em Física pela Universidade de Brasília (UNB). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro (IFFluminense).

Cassiana Barreto Hygino Machado , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Doutora em Ciências Naturais, Mestra em Ciências Naturais e Licenciada em Física pela Universidade. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus São João da Barra (IFFluminense).

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Published
2023-06-16