TECNOLOGIA E ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Abstract
O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que abordou o impacto das tecnologias educacionais e o ensino remoto na Bahia, com o advento da pandemia da Covid-19. Apesar dos vários aspectos abordados na pesquisa, a opção de recorte no presente texto privilegia a Educação do Campo. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa. Os sujeitos foram docentes da educação básica e do ensino superior das redes pública e privada. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelo formulário do Google Forms enviado para os sujeitos por meio das redes sociais e do WhatsApp. Como resultados da pesquisa observamos que, apesar da normatização do ensino remoto, os docentes e discentes não tiveram condições objetivas e subjetivas para operacionalizá-lo a contento devido à falta de infraestrutura adequada, além da falta de formação continuada e de acesso às tecnologias digitais.
References
ARAGÃO, Wellington Alves. Questões agrárias e a educação do campo: uma análise do Assentamento Campo Verde, microrregião do Litoral Sul Paraibano. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
BAHIA. DECRETO Nº 19.529 DE 16 DE MARÇO DE 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Governo do estado da Bahia. 2020. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020 Acesso em: 29 de set. 2020.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 01. Porto Alegre, 6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 19 set. 2020.
BELUSSO, Andreia; PONTAROLO, Edilson. Uma reflexão sobre tecnologia digital nas escolas do campo como possibilidade para o desenvolvimento dos territórios camponeses. In: Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios. 01. ed. Santa Cruz, do Sul: UNISC, 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/article/viewFile/16561/4362. Acesso em: 19 set. 2020.
BRASIL, Comitê Gestor de Internet no. A importância da tecnologia na educação da escola do campo. In: TIC DOMICÍLIOS: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. 1. ed. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 1 mar. 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 2010.
BRASIL. Decreto 7352 de 04 de novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro-de-2010/file. Acesso em: 10 nov. 2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 15/07/2020.
BRASILINO, Aline de Mendonça. Formação de Professores e a prática pedagógica com tecnologias: estudo da correlação Base, TIC e educação 2014. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Formação de Professores, Pontíficia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2017.
CARVALHO, M. G. Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica. In: Revista Técnico-científica dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia dos CEFETs PR/MG/RJ. Educação e Tecnologia. Curitiba: CEFET-PR, n. 1, 1997.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DIGITAL. In: DICIO, Dicionário Online de Português. 7GRAUS, 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/DIGITAL/. Acesso em: 8 DEZ. 2019.
FONTENELLE, Cristhiane Sampaio Aragão. A EDUCAÇÃO NO CAMPO E SUAS DIFICULDADES. Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares, Pedreiras, ano 18, v. 2, ed. 2, p. 7-20, 1 ago. 2018.
GEPEMDECC. Os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia no contexto da pandemia de covid-19. Relatório técnico. UESB, 2020
LATOUR, B. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA. 2012.
LEAL, Osni César da Luz; MENGARELLI, Rodrigo Rosi. A importância da tecnologia na educação da escola do campo. 2. ed. Pedreiras, 23 set. 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/54446/R%20-%20E%20-%20OSNI%20CESAR%20DA%20LUZ%20LEAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 set. 2020.
LEAL, Osnir Cesar da Luz. A importância da tecnologia na educação da escola do campo. [S. l.], 12 maio 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/54446. Acesso em: 17 set. 2020.
LEINEKER, Mariulce da Silva Lima; ABREU, Claudia Barcelos de Moura. A educação do campo: o processo de construção no estado do Paraná. 1. ed. Curitiba, 23 set. 2020. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2006/Mariulce%20da%20S.%20L.%20Leineker%20e%20Claudia%20B.%20de%20Moura%20Abreu.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
LEITE, Thailana Alves; LEITE, Fernanda Santana Alves; GARCIA, Leandro Guimarães; MARTINS, José Lauro. O uso de tecnologias digitais como instrumento para gestão da aprendizagem: uma revisão da literatura. Humanidades e Inovação, Palmas, ano 2019, v. 06, n. 10, ed. 01, p. 169-177, 8 ago. 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa São Paulo: Editora 34, 1999.
MACEDO, Maria de Lurdes L.; RANKE, Maria da Conceição C. J.; SANTOS, Jocyleia Santana. A educação do campo: o processo de construção no estado do Paraná. In: Revista Humanidades e Inovação. 12. ed. Palmas: UNITINS, 8 mar. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3240. Acesso em: 23 set. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, ano 2020, 28 abr. 2020.
OLIVEIRA, Nelson. Teletrabalho ganha impulso na pandemia: Mas regulação é objeto de controvérsia. [S. l.], 24 jul. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/07/teletrabalho-ganha-impulso-na-pandemia-mas-regulacao-e-objeto-de-controversia. Acesso em: 17 set. 2020.
ONU. Organização das Nações Unidas Brasil. Relatório de desenvolvimento humano do PNUD destaca altos índices de desigualdade no Brasil. 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-de-desenvolvimento-humano-do-pnud-destaca-altos-indices-de-desigualdade-no-brasil/. Acesso em: 15 ago. 2020.
SANTOS, A. R. dos; MOREIRA CARDOSO, E. A.; OLIVEIRA, N. B. Os Impactos do PAR nos Municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013 – 2017). Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 26, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v13i26.2823. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2823. Acesso em: 23 set. 2020.
SAMPAIO, Cristiane. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. 01. Porto Alegre, 4 maio 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/05/04/professores-pais-e-alunos-apontam-dificuldades-e-limitacoes-no-ensino-a-distancia. Acesso em: 19 set. 2020.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 17, p.113-122, jun. 02. Semestral.2012.
SANTOS, Ramofly Bicalho. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, [S.l.], v. 18, n. 51, p. 210-224, set. 2017. ISSN 1982-0305. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24758>. Acesso em: 23 set. 2020. doi:https://doi.org/10.12957/teias.2017.24758.
SILVA, Jean Cario da. Produção de jogos digitais por jovens: uma possibilidade de interação com a Matemática. 2016. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).