A COVID-19 E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE ACESSO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Capital Cultural. Acesso Digital. Desigualdades Escolares. Covid-19.

Resumo

Este artigo investiga as condições desiguais de acesso digital entre estudantes no atual contexto pandêmico. O objetivo é compreender o acesso digital enquanto um capital cultural que gera privilégios numa conjuntura cuja ‘modalidade’ de ensino se impõe remota. A hipótese aferida supõe que a estratificação do acesso às tecnologias de base digital funciona como um mecanismo por meio do qual as desigualdades escolares se reproduziriam. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições socioeconômicas de acesso à internet, uso de smartphones, tablets e/ou computadores entre discentes do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário, cujo resultado revela a precariedade do acesso aos recursos digitais por uma parcela significativa desses discentes. O artigo conclui que os desdobramentos da Covid-19, sobretudo para o campo empírico analisado, supõem o escancaramento da relação entre a origem social e as desigualdades escolares.

 

Biografia do Autor

Vergas Vitória Andrade Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

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Publicado
2022-03-03