O EIXO ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O (DES)ENCONTRO DISCURSIVO ENTRE AUTORES E AVALIADORES

Abstract

Este artigo propõe-se a analisar e problematizar, na perspectiva da Análise de Discurso pecheuxtiana, o modo como o eixo oralidade é discursivizado pelos autores no Manual do Professor, no âmbito do livro didático, e pelos avaliadores, por meio da resenha, no âmbito do Guia de Livros Didáticos. Para tanto, analisa-se a coleção Esferas das linguagens, de Maria Inês Batista Campos e Nivia Assumpção, publicada pela editora FTD, aprovada no PNLD 2018 e observa-se os pontos de (des)encontros entre as autoras e os avaliadores. Assim, foi feito um recorte do material, no formato de recorte discursivo (RD) e, a partir deles, gerou-se as sequências discursivas (SD). A partir das SD, analisou-se, o pré-construído e, a partir dele, foi possível identificar as formações discursivas e suas respectivas posições-sujeito. Observou-se, a partir da análise, ao que parece, uma tensão contraditória entre os dizeres de autores e de avaliadores no que diz respeito ao eixo oralidade.

Author Biographies

Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2007). Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/UFT (2020). É professora da Educação Básica, pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins, desde 2010.

João de Deus Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Graduação em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); Mestre (2010); Doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS).

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Published
2021-01-25