A APROPRIAÇÃO DA CULTURA DIGITAL POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO COMPARADO ENTRE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA
Abstract
A sociedade contemporânea está imersa nas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Essa realidade se amplia para o contato da criança com as mídias e tecnologias que ocorre desde cedo, sendo fundamental a mediação de um adulto sobre as escolhas e formas de uso dessas ferramentas. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou compreender o papel das TDICs como instrumentos didáticos na etapa da Educação Infantil. O estudo é de base quali-quanti, com proposição de estudo de caso comparado. Os sujeitos da pesquisa compreendem professores e profissionais da área de informática de escolas públicas e privadas do município de Vitória- ES. Por intermédio do estudo proposto, salienta-se que a nova realidade cibernética exige dos profissionais uma qualificação adequada e manejo das tecnologias, considerando a aplicabilidade da informática no contexto educacional. Ademais, a falta de uma formação continuada na prática docente também pode estar alijada à baixa utilização das novas ferramentas digitais. Por fim, ressaltamos que a tecnologia associada à ludicidade pode constituir-se uma associação potente e fundamental ao desenvolvimento da imaginação e da criação na Educação Infantil, construindo modos de ensinar e aprender mais críticos, investigativos, conscientes e coparticipativos.
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