A ESCOLA NO AR DURANTE A PANDEMIA: BREVE HISTÓRIA DOS MEIOS NA EDUCAÇÃO E O CASO DA RÁDIO PRINCESA DA SERRA DE SERRA NEGRA DO NORTE– RN
Abstract
Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise inicial sobre o programa radiofônico Educa Quarentena, apresentado pelo secretário de Educação e Cultura de Serra Negra do Norte, Rio Grande do Norte na rádio comunitária Princesa da Serra, 104,9 mHz, do mesmo município. Para esta análise, após a revisão bibliográfica, realizamos uma entrevista com o secretário municipal e a audição de dois programas. Relataremos, com base em autores como Mario Kaplún, Marcelo Kischinhevsky, Marques de Melo entre outros, o uso do rádio e das mídias digitais na Educação. Observamos que o Educa Quarentena, como programa de entrevistas e bate-papo não tem um roteiro rígido, apesar de estruturado, método em voga nos audiocasts, permitindo-lhe a liberdade e a interatividade propiciada pelo rádio ao vivo e mídias digitais.
References
BORDENAVE, Juan E. Días. Teleducação ou Educação à Distância – Fundamentos e Métodos. Petrópolis: Editora Vozes Ltda.; 1987.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia – de Gutenberg à Internet. 2ª edição. Trad. Maria C. P. Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2006.
COELHO, Patrícia. A radioeducação no Brasil e o culto ao pacifismo (1919-1939). In: Cadernos de História da Educação, v.16, n.2, p. 539-553, mai.-ago. 2017. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/319340909_A_radioeducacao_no_Brasil_e_o_culto_ao_pacifismo_1919-1939>. Acesso em: 2 set. 2020.
COHEN, Daniel; PEREYRA, Marta (orgs.). Lenguaje de la radio. Córdoba: Brujas, 2010. Disponível em http://hdl.handle.net/11086/4636 acesso em agosto de 2020.
DE MARCHI, Leonardo. A Destruição Criadora da Indústria Fonográfica Brasileira, 1999-2009 – Dos discos físicos ao comércio digital de música. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.
DE MASI, Domenico. Criatividade e Grupos Criativos. Trad. Léa Manzi e Yadir Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
KAPLÚN, Mario. Produção de Programas de Rádio – do roteiro à direção. Org. da Trad. Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi Betti. São Paulo: Intercom, Florianópolis: Insular, 2017.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
MAGNONI, Antônio Francisco; CARVALHO, Juliano Maurício de (orgs). O Novo Rádio – cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.
MAGNONI, A. F. Primeiras aproximações sobre pedagogia dos multimeios para o ensino superior. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2001.
MAGNONI, A. F. et alii. O Rádio Digital avança no interior de São Paulo. In: Nélia R. del Bianco e Sônia Virgínia Moreira. Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
MELO, José Marques de el al (orgs.). Educomídia, alavanca da Cidadania: o legado utópico de Mario Kaplún. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO: Universidade Metodista de São Paulo, 2006. https://www.youtube.com/watch?v=vUyDvdB-0u8
MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Projeto Minerva (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: < https://www.educabrasil.com.br/projeto-minerva/>. Acesso setembro de 2020.
MENEZES, E. T. de. MEB (Movimento de Educação de Base) (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: < https://www.educabrasil.com.br/meb-movimento-de-educacao-de-base/>. Acesso em: 1 set. 2020.
MOLES, Abraham A; GLICKSMANN, A; FRIEDMANN, Georges; MORIN, Edgar. Linguagem da Cultura de Massas: Televisão e Canção. Trad. Sebastião Velasco e Cruz e Hilda Fagundes. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1973.
MORA, Ángela Marcela Cárdenas. Radio Creativa en la radio escolar – Vía libre a la imaginación y la fantasía. Trabalho de Conclusão do Curso - Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje - Bogotá, 2008. Disponível em <https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/5138/tesis83.pdf;jsessionid=C9BD881BB260FCAEB53AFFA257992AE3?sequence=1>. Acesso em: 30 ago. 2020.
NETTO, Samuel Pfromm. Tecnologia da Educação e Comunicação de Massa. São Paulo: Pioneira, 1976.
REIS FILHO, Casemiro dos. A educação e a ilusão liberal: origens do ensino público paulista. Coleção memória da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
SOUZA, I. S. de; SOUZA, C. A. de. O poder do rádio na era da educação à distância. abr. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/53200713528PM.pdf>. Acesso em: 1 set. 2020.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e o Mundo Moderno. 2ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena Introdução à Filosofia da Educação. 7ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.
VIRGIL, José Ignacio López. Manual Urgente para Radialistas Apaixonados. 2ª ed. Trad. Maria Luisa Garcia Prada. São Paulo: Paulinas, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).