MODALIDADES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Abstract
Analisa o papel das metodologias avaliativas no processo de ensino-aprendizagem, disponibilizadas na literatura, especialmente no campo da Educação, a fim de identificar os princípios e práticas avaliativas mais utilizados pelos professores na verificação da aprendizagem. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados obtidos deram-se mediante grupo focal, realizado com professores de um curso de graduação. Os resultados indicam que há um entendimento qualitativo acerca da avaliação da aprendizagem, embora nem todos os docentes utilizem a variedade de metodologias dispostas na literatura ou apoiados por teorias. Em conclusão, observa-se que as pesquisas desenvolvidas no campo da avaliação, que levam em consideração o desenvolvimento e aplicabilidade de metodologias avaliativas mais qualitativas trazem elementos desafiadores para o momento atual. Ressalta-se que, a avaliação é um campo de estudo em constante evolução, cuja importância tem evidenciado mudanças significativas, especialmente nos cursos de graduação na atualidade.
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