MODALIDADES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Abstract

Analisa o papel das metodologias avaliativas no processo de ensino-aprendizagem, disponibilizadas na literatura, especialmente no campo da Educação, a fim de identificar os princípios e práticas avaliativas mais utilizados pelos professores na verificação da aprendizagem. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados obtidos deram-se mediante grupo focal, realizado com professores de um curso de graduação. Os resultados indicam que há um entendimento qualitativo acerca da avaliação da aprendizagem, embora nem todos os docentes utilizem a variedade de metodologias dispostas na literatura ou apoiados por teorias. Em conclusão, observa-se que as pesquisas desenvolvidas no campo da avaliação, que levam em consideração o desenvolvimento e aplicabilidade de metodologias avaliativas mais qualitativas trazem elementos desafiadores para o momento atual. Ressalta-se que, a avaliação é um campo de estudo em constante evolução, cuja importância tem evidenciado mudanças significativas, especialmente nos cursos de graduação na atualidade.

Author Biographies

Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.  

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal – Canadá. Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. 

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará

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Published
2021-12-16
Section
Artigos