O “MEME DO CAIXÃO” E A DIMENSÃO VERBIVOCOVISUAL DOS ENUNCIADOS
Abstract
Este artigo visa analisar um meme enquanto enunciado verbivocovisual responsivo ao “meme do caixão”, buscando abordar questões relacionadas às dimensões verbais e extraverbais dos enunciados e às contribuições dessa análise para a leitura de textos em sala de aula. Para tanto, elege-se como embasamento teórico os estudos do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos textos que abordam tais dimensões (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2013), além dos estudos de pesquisadores que partem do pensamento bakhtiniano para investigar a verbivocovisualidade dos enunciados (PAULA, 2017; PAULA; SERNI, 2017). Pretende-se, ainda, tecer considerações sobre a leitura de textos a partir da análise das peculiaridades do gênero discursivo meme quando transposto para espaço escolar (BAKHTIN, 2013; SOBRAL, 2011). A metodologia empregada será o cotejo ou correlacionamento entre textos (BAKHTIN, 2017) e espera-se que este trabalho contribua para os estudos acerca da verbivocovisualidade dos enunciados e para as discussões sobre as práticas de leitura na escola.
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