PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR EM UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente artigo tem como objetivo destacar as aprendizagens de um professor-pesquisador quando esse tomou como lócus de investigação as suas próprias aulas de Matemática, resultado de um processo de reflexão acerca de experiência de pesquisa ocorrida em classes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Mato Grosso. O primeiro autor foi o professor-pesquisador responsável pelas aulas e pela construção de dados, sob a orientação do segundo autor. A experiência, ocorrida em 2014, mobilizou conteúdos matemáticos, como o de divisores e critérios de divisibilidade por meio de jogos pedagógicos, tendo como apoio a Metodologia de Resolução de Problemas. Adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, considerando como instrumentos de construção dos dados os relatórios dos estudantes e o diário de campo do professor-pesquisador. Os resultados apontam que a experiência possibilitou revisitar tais conteúdos de outra maneira, diferentemente de uma aula convencional, produzindo outros sentidos para esses conceitos matemáticos. Além disso, para o professor responsável, pesquisador de sua prática, a experiência proporcionou um movimento de deslocamento e reflexão sobre o processo de ensinar e aprender matemática, mediante situações que o levaram, em decorrência, a sair da zona de conforto e entrar em uma zona de risco.
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