PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR EM UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Abstract

O presente artigo tem como objetivo destacar as aprendizagens de um professor-pesquisador quando esse tomou como lócus de investigação as suas próprias aulas de Matemática, resultado de um processo de reflexão acerca de experiência de pesquisa ocorrida em classes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Mato Grosso. O primeiro autor foi o professor-pesquisador responsável pelas aulas e pela construção de dados, sob a orientação do segundo autor. A experiência, ocorrida em 2014, mobilizou conteúdos matemáticos, como o de divisores e critérios de divisibilidade por meio de jogos pedagógicos, tendo como apoio a Metodologia de Resolução de Problemas. Adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, considerando como instrumentos de construção dos dados os relatórios dos estudantes e o diário de campo do professor-pesquisador. Os resultados apontam que a experiência possibilitou revisitar tais conteúdos de outra maneira, diferentemente de uma aula convencional, produzindo outros sentidos para esses conceitos matemáticos. Além disso, para o professor responsável, pesquisador de sua prática, a experiência proporcionou um movimento de deslocamento e reflexão sobre o processo de ensinar e aprender matemática, mediante situações que o levaram, em decorrência, a sair da zona de conforto e entrar em uma zona de risco.

Author Biographies

Saulo Oliveira da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Especialista em Matemática para a Educação Básica pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, Professor de Matemática da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Fernando Luís Pereira Fernandes, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

References

CRISTOVÃO, E. M. O Papel da Colaboração na Construção de uma Postura Investigativa do Professor de Matemática. In: CARVALHO, D. L.; CONTI, K. C. Histórias de colaboração e investigação na prática pedagógica em matemática. Campinas: Alínea, 2009, p. 17-29.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ª. Ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FLORES, M. A. Desafios atuais e perspectivas futuras na formação de professores: um olhar internacional. In: FLORES, M. A. Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014, p. 217-238.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. PERSPEC. DIAL.: REV. EDUC. SOC., Naviraí, v.01, n.01, p. 34-42, 2014.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

OLIVEIRA, S. G.; CALEJON, L. M. C. O Jogo Torre de Hanói para o Ensino de Conceitos Matemáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v.7, n.4, p.149-158, 2016. Disponibilidade em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1194/846 >. Acesso em: 18 dez. 2019.

PAVANELO, E.; JESUS, F. M.; SOARES, H. M. S. O Jogo Labirinto da Tabuada: uma experiência de insubordinação criativa com alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v.8, n.4, p.243-252, 2017. Disponibilidade em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1507/921 > Acesso em: 18 dez. 2019.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: Reflectir e Investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 5-28.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de Matemática do 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Published
2021-07-22