CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO: ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E EM CENÁRIOS PANDÊMICOS

Palavras-chave: Relação Família-escola. Contexto Pandêmico. Desafios e Fragilidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relevância do fortalecimento da relação entre família e escola, considerando o atual momento de declaração de pandemia e as determinações de distanciamento social. Na análise qualitativa baseada na exploração bibliográfica de conceitos e autores que tratam das contribuições da família no processo educativo para os filhos/estudantes que se encontram vulneráveis socioeconomicamente foi possível apontar caminhos desenhados com base em projetos educativos aplicados por instituições de ensino com a intenção de promover o desenvolvimento integral e a formação cultural desses estudantes. Com base nos achados, a investigação, também, sinaliza estratégias valiosas para a redução das desigualdades sociais em face dos desafios da pandemia, dado que a situação atual demanda novos formatos para o sistema educacional e para a comunidade escolar. Esses formatos precisam se ancorar no protagonismo estudantil articulado ao papel da escola e da família no processo educativo de estudantes vulneráveis.

Biografia do Autor

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).  Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Norma Lucia Neris de Queiroz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

 

Guilherme de Andrade Ruela, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Enfermeiro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Avançado Governador Valadares. 



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Publicado
2022-06-24