CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO: ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E EM CENÁRIOS PANDÊMICOS
Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir a relevância do fortalecimento da relação entre família e escola, considerando o atual momento de declaração de pandemia e as determinações de distanciamento social. Na análise qualitativa baseada na exploração bibliográfica de conceitos e autores que tratam das contribuições da família no processo educativo para os filhos/estudantes que se encontram vulneráveis socioeconomicamente foi possível apontar caminhos desenhados com base em projetos educativos aplicados por instituições de ensino com a intenção de promover o desenvolvimento integral e a formação cultural desses estudantes. Com base nos achados, a investigação, também, sinaliza estratégias valiosas para a redução das desigualdades sociais em face dos desafios da pandemia, dado que a situação atual demanda novos formatos para o sistema educacional e para a comunidade escolar. Esses formatos precisam se ancorar no protagonismo estudantil articulado ao papel da escola e da família no processo educativo de estudantes vulneráveis.
References
ABUCHAIM, Beatriz. Dialogar é preciso. Revista Educação – Edição Especial “Educação Infantil”. São Paulo: volume 1, 2011, p. 76-90.
AURIGLIETTI, R. C. R.; SCHMIDLIN LOHR, S. Evasão e abandono escolar, causas, consequências e alternativas: o combate e evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Cadernos PDE - Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Secretaria de Estado de Educação do Paraná, Paraná-PR, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_ped_artigo_rosangela_cristina_rocha.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jéssica Guimarães. A realidade da educação brasileira à partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020.
BARRETO, Andréia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e Educação: Resistências, Desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
BENATTO, Maristela Elisabete Cosmo. A vulnerabilidade social da escola pública e a formação dos professores do 6º ano do ensino fundamental. Cadernos PDE - Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Secretaria de Estado de Educação do Paraná, Paraná-PR, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_utfpr_maristelaelisabetecosmobenatto.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 19 mai. 2020.
BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 01 mai. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 19 mai. 2020.
CAPISTRANO, A. P. J.; Relacionamento entre família e escola e seus conflitos. Boletim Informativo do Programa de Educação Tutorial - PET, Universidade Federal da Bahia (UFBA), publicado em 23 out 2015.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 39, n. 1, p. 13-37, 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111579/109656 Acesso em: 15 mar. 2020.
CASTRO, J.M.; REGATTIERI, M. (Org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/escola_familia_final.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
DELLl’ AGLIO, D. D.; HUTZ, C. S. Estratégias de coping de crianças e adolescentes em eventos estressantes com pares e adultos. Psicologia USP, 13 n(2), p. 203-225, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65642002000200012&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 19 mai. 2020.
DESSEN, M. A.; POLÔNIA, A. C. A Família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia, v. 17 n(36), p.21-32, 2007. Disponível https://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.
FERNANDES, Adírcio Soares; SILVA, Clawdemir Feitosa e. Os efeitos da medida socioeducativa de internação na vida das socioeducandas: uma análise a partir do Centro de Atendimento Socioducativo de Formosa-GO. In: MOZZER, Geisa Nunes de Souza et al.(Orgs.). Adolescência: saberes contemporâneos sobre a socioeducação. Goiânia: Editora Imprensa Universitária, p. 17-38, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
GUIMARÃES, Daniela. A relação com as famílias na Educação Infantil: o desafio da alteridade e do diálogo. In: Educação Infantil e Sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.
HOFFMANN, Adriana; MUNÇONE, Patrícia; LOPES, Filipe. Direitos Humanos e Infância: desafios para a educação na busca de uma comunicação para a paz. In: KUNZ, Sidelmar Alves da Silva et al. (Orgs.). Direitos Humanos e Emancipação, volume 1. Uberlândia: Culturatrix, 2019. p. 370-381. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-85-94325-12-9 Acesso em: 19 mai. 2020.
LÓPEZ. J. S. I. Educação na família e na escola. Coleção O que é, como se faz? (M.C. Mota, Trad.) São Paulo: Loyola, 2002.
MAIMONI, Eulália H.; BORTONE, Márcia E.. Colaboração família-escola em um procedimento de leitura para alunos de séries iniciais. Psicol. Esc. Educ. [online], vol.5, n.1, pp.37-48, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v5n1/v5n1a05.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes. A Covid-19 e o fim da educação à distância: um ensaio. Em Rede, Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020.
MOZZER, Geisa Nunes de Souza et al.(Orgs.). Adolescência: saberes contemporâneos sobre a socioeducação. Goiânia: Editora Imprensa Universitária, 2019.
MOZZER, Geisa Nunes de Souza; PAULA, Paulo Winícius Teixeira de; VIEIRA, Alessandra Oliveira Machado. Formação e ações socioeducativas no CEPEA-UFG: um olhar histórico-cultural para o desenvolvimento do adolescente. In: MOZZER, Geisa Nunes de Souza et al.(Orgs.). Adolescência: saberes contemporâneos sobre a socioeducação. Goiânia: Editora Imprensa Universitária, p. 17-38, 2019.
MUÑOZ SÁNCHEZ, Alba Idaly; BERTOLOZZI, Maria Rita. Pode o conceito de vulnerabilidade apoiar a construção do conhecimento em Saúde Coletiva?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 319-324, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v12n2/a07v12n2.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
OLIVEIRA, Dijaci David de; SANTINBANEZ, Dione Antônio de C. de S.; BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. Fatores socioeconômicos e índices de vitimização entre adolescentes: uma abordagem descritiva sobre a incidência de atos infracionais em Goiás. In: MOZZER, Geisa Nunes de Souza et al.(Orgs.). Adolescência: saberes contemporâneos sobre a socioeducação. Goiânia: Editora Imprensa Universitária, p. 17-38, 2019.
OLIVEIRA, Rafael Fabrício de; MAGALHÃES, Monica Arcanjo; OLIVEIRA, Renan de. Educação, meio ambiente e direitos humanos: autonomia e empoderamento territorial em São Roque, SP. In: KUNZ, Sidelmar Alves da Silva et al. (Orgs.). Direitos Humanos e Emancipação, volume 1. Uberlândia: Culturatrix, 2019. p. 231-244. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-85-94325-12-9 Acesso em: 19 mai. 2020.
PEIXOTO, Roberto Bassan. Adolescentes em conflito com a lei: “nova” expressão da questão social. In: KUNZ, Sidelmar Alves da Silva et al. (Orgs.). Direitos Humanos e Emancipação, volume 1. Uberlândia: Culturatrix, 2019. p. 72-82. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-85-94325-12-9 Acesso em: 19 mai. 2020.
PEREIRA, S. E. F. N. Crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social: Articulação de redes em situação de abandono ou afastamento do convívio familiar.2013. Disponível em: www.aconchegodf.org.br/biblioteca/artigos/artigo01.pdf Acesso em: 04 mai. 2020.
POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicol. esc. educ. [online]. vol.9, n.2, pp. 303-312, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a12.pdf Acesso em: 12 mai. 2020.
SANTOS, A. A. A.; JOLY, M. R. C. Lendo histórias em família: influência sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita. Psicologia Escolar e Educacional, 1 (1), 39-44, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v1n1/v1n1a06.pdf Acesso em: 19 mai. 2020.
SILVA, S. B.; RAPOPORT, A. Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, v.4, n.6, p. 1-26, 2015. Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/410 Acesso em: 10 mai. 2020.
SOUZA E SILVA, Jailson. A Pluralidade de Identidades no Bairro Maré-Rio de Janeiro. GEOgraphia, v. 3, n. 5, p. 76-88, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13401/8601 Acesso em: 16 mai. 2020.
SOUZA E SILVA, Jailson de. Sucesso/fracasso escolar: uma revisão de pressupostos. Revista Teias, v. 2, n. 3, p. 1-15, 2001. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23867/16840 Acesso em: 16 mai. 2020.
ZAGO, Nadir. Fracasso e sucesso escolar no contexto das relações família e escola: questionamentos e tendências em sociologia da educação. Revista Luso-Brasileira ano 2 n.3, p. 57-83, março 2011. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17155/17155.PDF Acesso em: 19 mai. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).