A CRISE DE IDENTIDADE DO HOMEM PATRIARCAL: UMA ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Abstract
A luta pela emancipação feminina, a ascensão no mercado de trabalho e o advento da pílula anticoncepcional provocaram um verdadeiro “colapso” ao hegemônico universo masculino, levando o homem patriarcal a uma crise identitária. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a representação discursiva do homem contemporâneo, a fim verificar a constituição de suas identidades em anúncios publicitários. A análise norteadora deste estudo firma-se nos pressupostos da AD, especialmente nos trabalhos de Gregolin, Maingueneau, Mussalim e Bentes e Orlandi. Quanto à categoria identidade, recorremos a Bauman e Hall; sobre a crise de identidade do homem em Furtado e Silva. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. Mediante o estudo, podemos dizer que o chamado “homem patriarcal” está em crise, por não conseguir acompanhar as transformações sócio-históricas da sociedade e da mídia, esta última, através de diversas publicidades, tem des/constituído e vendido novas identidades sociais ao homem.
References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BLAY, Eva Alterman. Um caminho ainda em construção: A igualdade de oportunidades para as mulheres. Revista USP, São Paulo, n.49, p. 82-97, 2001. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/32909. Acesso em: 10 jan. 2020.
BERALDO, Guilherme de Souza; TRINDADE, Ellika. Novos Pais, Novos Homens? Paternidade e Identidade masculina no Contexto Pós-Moderno. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 2, p. 56-75, 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/13611. Acesso em: 05 fev. 2020.
BRAIT, Beth; SILVA, Maria Cecília Souza. Texto ou discurso. São Paulo: Contexto, 2012.
BRANDÃO, Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e Abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41
DORAIS, Michel. O Homem desamparado, crises masculinas: compreendê-las para enfrentá-las. São Paulo: Loyola, 1994.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2009.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. 7ª ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FURTADO, Juliana. Identidade masculina e publicidade: uma discussão contemporânea. IN: III ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, UFBA, Salvador – BA. Anais... Salvador – Bahia: Faculdade de Comunicação – UFBA, 2007. Comunicação. p. 1-16. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2007/JulianadeAssisFurtado.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
GARBOGGINI, Flailda Brito. O homem na publicidade da última década. Uma cultura em mutação? Educar em Revista, n. 26, p. 99-114, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.386. Acesso em: 20 jul. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas: São Paulo, 2002.
GREGOLIN, Maria. Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. Comunicação Mídia e Consumo, v. 4, n. 11, p. 11-25, 2008. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/105. Acesso em: 15 fev. 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HARTL, Judith. 1960: Primeira Pílula anticoncepcional chega ao mercado. Deutsche Welle. Alemanha: 18 ago. 2020. Disponível em: https://p.dw.com/p/2Z0q. Acesso em: 20 ago. 2020.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. (Trad. Sírio Possenti). São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______. Novas tendências em Análise do Discurso: A cena enunciativa. Campinas: Ed. da Unicamp e Pontes, 1997.
MARX, Karl. O Capital. 3ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 8ª. Ed. – São Paulo: Cortez, 2012.
NOLASCO, S. Um homem de verdade. In:______. Homens: comportamento, sexualidade, mudanças. Organização Dário Caldas. São Paulo: SENAC; 1997. p. 13-29.
ORLANDI, Enni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11ª. ed. Campinas, SP: Pontes, 2013.
______. O sujeito discursivo contemporâneo: um exemplo. In:______. Análise de discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. Organização de Freda Indursky e aria Cristina Leandro Ferreira. São Carlos: Claraluz, 2007.
PROBST, Elisiana Renata; RAMOS, Paulo. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Santa Catarina: Instituto Catarinense de Pós-Graduação, p. 1-8, 2003. Disponível em: https://www.mobilizadores.org.br/wpcontent/uploads/2014/05/artigo_jan_gen_a_evolucao_da_mulher_no_mercado_de_trabalho.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Sergio Gomes da. A crise da masculinidade: uma crítica à identidade de gênero e à literatura masculinista. Psicologia: ciência e profissão, v. 26, n. 1, p. 118-131, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000100011. Acesso em: 10 jan. 2020.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Comunicação do TSE. Inclusão: a conquista do voto feminino no Brasil. Brasília – DF, 2013. Disponível em: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2013/Abril/serie-inclusao-a-conquista-do-voto-feminino-no-brasil. Acesso em: 10 mar. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).