EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA, SEUS SENTIDOS E SEUS EFEITOS
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão ‘Educação Matemática e Pandemia’. No seu desenvolvimento, tomando como referência teórica a Educação Matemática Crítica, elaboramos atividades que, dentre outras questões, problematizaram comparativamente taxas de mortalidade de brancos, de negros e de índios brasileiros pela Covid-19. Os licenciandos ampliaram seus conhecimentos sobre aplicações e história da matemática, metodologias de ensino, BNCC e novas tecnologias. Pensávamos também inspirar, aos licenciandos da equipe, análises quantitativas e qualitativas sobre determinantes sociais que elevam a vulnerabilidade de comunidades negras e indígenas na pandemia. Contudo, identificamos certa carência de leituras críticas de práticas e de processos sociais que atribuem lugares à essa parcela da população. Verificamos ainda que o acatamento estrito ao preconizado pela BNCC fragiliza a proposta emancipatória da Educação Matemática Crítica. Estes são indicadores de que as licenciaturas não podem prescindir de debates sobre o racismo estrutural brasileiro e a educação para a cidadania.
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