LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM TEMPOS DE MÍDIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abstract
O presente artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura científica, com enfoque para a leitura e o uso escolar da literatura infantil e juvenil na sociedade contemporânea. Adotando-se os moldes da pesquisa bibliográfica, exploratória com abordagem qualitativa, tem por objetivo principal identificar e analisar as contribuições das pesquisas científicas no processo de formação de novos leitores, na sociedade midiatizada, no intuito de apontar caminhos para a elaboração de novos trabalhos que viabilizem a ampliação das fronteiras literárias no contexto escolar. Para isso, buscou-se construir um córpus para o estudo composto por pesquisas encontradas em três bancos de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, SciELO e no Google Acadêmico, adotando-se para a seleção da amostra o recorte temporal de 2014 a 2019. Após a investigação, constatou-se que esta literatura está em constante transformação, o que acreditamos que na era digital tem uma estreita relação com a novas mídias e multimídias. Nesse contexto, observou-se que se faz necessário uma formação dos educadores-mediadores para a leitura literária nos ambientes das mídias digitais, para que estes possam atuar com competência frente às exigências da sociedade contemporânea. Além disso, estejam aptos a desenvolver estratégias eficazes para a formação de novos leitores.
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