CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PODCAST TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM PROL DA LITERATURA INFANTIL E DA FORMAÇÃO DE LEITORES

Abstract

 

 

Author Biography

Andréia Paula Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra em Letras pela UFPB, especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela UPE e graduada em Letras pela mesma universidade. Atualmente integra o quadro de professores substitutos da Faculdade de Ciências e Tecnologia Dirson Marciel de Barros (FADIMAB). É professora efetiva da Prefeitura de Goiana e também da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Está ligada à UFPB, como professora colaboradora do grupo de pesquisa Estágio, ensino e formação docente: http://www.ufob.brlgeel, vinculada à linha 2: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e à linha 3: Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino. 

References

ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R. J. [et al.]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 13-44. In: PINA, Patrícia Kátia da Costa. Narizinho e Emília: representações de cenas de leitura e construção do perfil da leitora novecentista na obra infantil de Monteiro Lobato. In: GREGORIN FILHO, José Nicolau; PINA, Patrícia Kátia da Costa; MICHELLI, Regina Silva. A Literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Dialogats Publicações, 2011. Disponível em http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_e_juvenil_hoje.pdf. Acesso: Maio/2020.
BAKHTIN, Michael Mikhailvitch. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa: Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Quelroz, Editor, LTOA. Universidade de São Paulo, 1979. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4214438/mod_resource/content/1/BOSI%2C%20E.%20Mem%C3%B3ria%20e%20sociedade.%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso: Fev. Março/2020.
CAMARGO, Flávio Pereira; VIEIRA, Miliane Cardoso; FONSECA, Vilma Nunes da Silva. Tecendo saberes e discursos sobre literatura e ensino. 2013. In: CAMARGO, Flávio Pereira; VIEIRA, Miliane Cardoso; FONSECA, Vilma Nunes da Silva. Olhares críticos sobre Literatura e ensino. Fonte Inspirata. 2013.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura In: CANDIDO, Antonio, Vários escritos. Ouro sobre azul, Rio de Janeiro, 1988.
CARAM, C. A.; MATOS, G. Caderno de textos. Projeto convivendo com a arte. Belo Horizonte: Frente e verso, [199-]. In: SANTOS, Luciene Souza; ARAPIRACA, Mary de Andrade. Testamento das gentes das maravilhas. Revista EntreIdeias. Vol. 6, n. 2 (jan./jun. 2017). Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2017. Disponível em file:///C:/Users/Cliente/Desktop/21675-84608-1-PB.pdf. Acesso Fev/2020.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. In: WOCZINSKI, Bruna; UJIIE, Nájela Tavares. Literatura infantil e contação de histórias na educação da primeira infância: concepções de professores. 2014. In: DEBUS, Eliane Santana Dias; JULIANO, Dilma Beatriz; BORTOLOTTO, Nelita; CINTRA, Simone. Anais do 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2014. Disponível em https://pnaic.ufsc.br/files/2015/07/6_slij_2014_anais_2015_02_18.pdf. Acesso Março/2020.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global Editora, 2003. In: PINA, Patrícia Kátia da Costa. Narizinho e Emília: representações de cenas de leitura e construção do perfil da leitora novecentista na obra infantil de Monteiro Lobato. In: GREGORIN FILHO, José Nicolau; PINA, Patrícia Kátia da Costa; MICHELLI, Regina Silva. A Literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Dialogats Publicações, 2011. Disponível em http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_e_juvenil_hoje.pdf. Acesso: Maio/2020.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, Vitória, ES. a. 10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.
LENHARO, Rayane Isadora; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.01, p. 307-335, Janeiro-Março, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982016000100307&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso Maio/Junho 2020.
LETRAS, Academia Brasileira de. Biografia Sílvio Romero. Disponível em http://www.academia.org.br/academicos/silvio-romero/biografia. Acesso Abril 2020.
LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf. Acesso Maio / Junho 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.
MATOS, Josicleide da Silva; CONSTANTINO, Tamiris dos Santos; MÉLO, Celâny Teixeira de; SILVA, Nelsânia Batista da. A cultura da contação de histórias: um passo para a formação do leitor. 2005. In: II CINTEDI – II Congresso Internacional de Educação Inclusiva – 2016.
PINA, Patrícia Kátia da Costa. Narizinho e Emília: representações de cenas de leitura e construção do perfil da leitora novecentista na obra infantil de Monteiro Lobato. In: GREGORIN FILHO, José Nicolau; PINA, Patrícia Kátia da Costa; MICHELLI, Regina Silva. A Literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Dialogats Publicações, 2011. Disponível em http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_e_juvenil_hoje.pdf. Acesso: Maio/2020.
REGO, José Lins do. Histórias da velha Totônia, Livro digital, 18ª Edição, Ed José Olympio, 2009. Disponível em https://datenpdf.com/download/historias-da-velha-totonia_pdf . Acesso: Abril/2020.
RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães; GIROTTO, Cyntia Graziella Simões Guizelim. Literatura infantil e desenvolvimento da imaginação na infância: a ótica da teoria histórico-cultural. 2014 In: DEBUS, Eliane Santana Dias; JULIANO, Dilma Beatriz; BORTOLOTTO, Nelita; CINTRA, Simone. Anais do 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2014. Disponível em https://pnaic.ufsc.br/files/2015/07/6_slij_2014_anais_2015_02_18.pdf. Acesso Mar/2020.
SANTOS, Luciene Souza; ARAPIRACA, Mary de Andrade. Testamento das gentes das maravilhas. Revista EntreIdeias. Vol. 6, n. 2 (jan./jun. 2017). Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2017. Disponível em file:///C:/Users/Cliente/Desktop/21675-84608-1-PB.pdf. Acesso: Março/2020.
WOCZINSKI, Bruna; UJIIE, Nájela Tavares. Literatura infantil e contação de histórias na educação da primeira infância: concepções de professores. 2014. In: DEBUS, Eliane Santana Dias; JULIANO, Dilma Beatriz; BORTOLOTTO, Nelita; CINTRA, Simone. Anais do 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2014. Disponível em https://pnaic.ufsc.br/files/2015/07/6_slij_2014_anais_2015_02_18.pdf. Acesso Março/2020.
Published
2021-01-21