CARTOGRAFIA E LITERATURA: ENTRE MAPAS E NARRATIVAS
Abstract
Esta pesquisa apresenta uma aprendizagem criativa com Geografia e Literatura, na disciplina de Cartografia seguindo na contramão de uma Cartografia Tradicional, presa somente por a precisão das informações geográficas que desconsidera o caráter narrativo e comunicativo dos mapas. Teve como objetivo o desenvolvimento de Contos Geográficos destinados às crianças e aos jovens, tendo como ponto de partida a criação de mapas, desenvolvidos pelo processo de mapeamentos autorais, elaborados num primeiro momento para a comunicação visual desse mundo ficcional. Em um segundo momento, pode-se estabelecer uma narrativa com um conectivo de signos e significações. Neste sentido, os estudantes puderam ultrapassara os seus limites da autonomia e apresentaram autorias cartográficas e literárias, fazendo uso dos Multiletramentos na Cartografia para produzirem seis contos geográficos infantiL e juvenil, sendo eles: JUNGLE HERO: A jornada de Analu; As aventuras de Malu; Espíritos vagantes; Um conto ambientalista de Theodoro Datum; As batalhas de Helena; e Os filhos de Gaia.
References
BURD, L. Technological initiatives for social empowerment: design experiments in technology-supported youth participation and local civic engagement. Program in Media, Arts and Sciences. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2007.
EVARISTO, C. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.
GARTNER, G. Preface. In: The World of Maps. Ormeling, F.; Rystedt, B. (Orgs). Nternational Cartographic Association, 2014. Disponível em: https://icaci.org/files/documents/wom/IMY_WoM_en.pdf. Acesso em: 20/10/2019.
GOMES, P.C.C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1ª Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
JACKSON, P. Maps of meaning. An introduction to cultural geography. Londres: Routledge, 1992.
KAMII, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1985.
KRAMER, S. O Papel Social da Pré-Escola. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 58, p. 77-81, 1986.
LOBATO, R. B. Letramentos e Multi-Letramento Cartográfico. Exame da qualificação de doutorado em Geografia – Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFRJ, Rio de Janeiro, 2019.
LOBATO, R.B. Multiletramento na Cartografia. Tese de doutorado em Geografia – Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.
LOPES, J.J.M.; MELLO, M.B. Cartografia com crianças: lógicas e autorias infantis. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 67-78, jan./jun., 2017a.
LOPES, J.J.M.; MELLO, M.B. Quando perdemos a confiança na linguagem? Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Vitória, ES, v. 1, n. 5, p. 15-30. jan./jun. 2017b.
LOPES, J.J.M.; COSTA, B.M.F.; AMORIM, C.C. Mapas Vivenciais: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p.237-256, jan/jun., 2016.
LUCKESI, C. C. Filosofia do cotidiano escolar: por um diagnóstico do senso comum. In: Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
OLIVEIRA, L. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In. Cartografia Escolar. (Org.) ALMEIDA, Rosângela Doin de. 1ª ed, São Paulo: Contexto, 2008.
PASSINI, E. Y. Aprendizagem significativa de gráficos no ensino de Geografia. In: Cartografia Escolar. ALMEIDA, R.D. (Org). 1ª Ed., 1ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2008.
ROCHA, R. G.; LOBATO, R. B. O uso da corrida de orientação como atividade prática de Cartografia no ensino de Geografia. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 18, p. 14, 2018.
RODEGHIERO, C. C.; SPEROTTO, R.vI.; ÁVILA, C. M. O. Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 1, p. 188-207, jan./abril. 2018
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SEEMANN, Jörn. Cartografia e cultura: abordagens para a Geografia Cultural. In: Temas e caminhos da Geografia Cultural. ROSENDAHL, Zenny; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org). – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
SEEMANN, Jörn. Carto-Crônicas: Uma viagem pelo mundo da cartografia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
SEEMANN, Jörn. O currículo dente-de-sabre da Cartografia no Brasil: reflexões sobre a transmissão de saberes e fazeres no ensino superior. In. Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas / Jussara Fraga Portugal, Simone Santos de Oliveira, Solange Lucas Ribeiro organizadoras. - Salvador: EDUFBA, 2015.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: A geografia na sala de aula. CARLOS, A.F.A. (Org). 8. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUZA, L. A. S. M.; LOBATO, R. B. O ensino de Geografia na Educação Infantil. Revista educação pública (rio de janeiro), V. 18, p.1 - 8, 2018.
STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006.
VASCONCELOS, R; ANDERSON, J. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos. Anais do Colóquio Cartografia para Crianças. Rio Claro/SP: UNESP, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).