AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abstract
Este estudo teve como objetivo investigar as ênfases, especificidades e possíveis lacunas existentes sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar nas produções acadêmicas da área. Optou-se como orientação metodológica a revisão sistemática, no arco temporal de 2007 a 2017, as buscas dos artigos foram feitas em bases de dados e periódicos. Foram encontrados onze estudos, analisados seguindo os passos sugeridos por Sampaio e Mancini (2007). Por meio da análise dos dados podemos concluir que a produção acadêmica aponta para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar, ter cuidado ao utilizar critérios relacionados a comportamento e atitude, superar o modelo tradicional de avaliação, e evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
References
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n.1, 2002.
CHARLOT, B. Ensinar a Educação Física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JÚNIOR, H. S.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009. V. 3, p. 231-246.
CORREIA, W. R. Educação Física escolar: avaliando os saberes escolares. In: BOHME, M. T. S. Avaliação do desempenho em Educação Física e Esporte. São Paulo: Editora Manole, 2018.
DINIZ, J.; AMARAL, S. C. F. A Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Comparação entre as Escolas Tradicional e Ciclada. Movimento, v. 15, n. 01, p. 241-258, 2009.
FERNANDES, S.; GREENVILE, R. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Motrivivência, Ano XIX, n° 28, p. 120-138, 2007.
FROSSARD, M. L. et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
FROSSARD, M. L. et al Exercício da docência na formação inicial: implicações para as práticas avaliativas em Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
FROSSARD, M. L. et al. Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física em sete universidades federais brasileiras. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
HAYDT, M. R. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática: 1992.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
LLEIXA, T.; TORRALBA, M.A.; ABRAHÃO, S.R. Evaluación de competencias en Educación Física: Investigación-acción para el diseño de procedimientos de evaluación em la Etapa Primaria. Movimento, v. 16, n. 04, p. 33-51, 2010.
LUCKESI. C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
_______. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MELO, L. F. et al. Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, jan./mar. 2014.
MOURA, D. L.; ANTUNES, M. M. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 835-848, jul./set. 2014.
MOURA, D. L. Cultura e Educação Física Escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
NOVAES, R. C.; FERREIRA, M. S.; MELLO, J. G. As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 146-160, 2014.
RAMALHO, M. H. S., et al. Avaliação na educação física escolar: uma análise a partir do modelo de inteligência motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, 2012.
SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 295-351.
SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n.1, p. 83-89, 2007.
SANTOS, R. G.; SOUZA, A. L.; BARBOSA, F. N. M. Estágio supervisionado I: o desafio da avaliação nas aulas de educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun. 2013.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação do Ensino e da aprendizagem na formação inicial de professores: o que dizem os periódicos da Educação? In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação em Educação Física Escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 09-22, jan./mar. 2018.
SANTOS, W. dos. et al. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, v. 21, n. 1, p. 205-2018, 2015.
SANTOS, W. dos. et al. Ensino da Avaliação Educacional na formação de professores de Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 35, n. 4, p. 883-896, 2013.
SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. L. Memórias discentes em Educação Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, v. 19, n. 02, p. 79-101, 2013.
STIEG, R. et al. Avaliação na formação inicial em Educação Física: práticas de leituras e apropriações discentes. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
STIEG, R. et al. Formação inicial e avaliação educacional: uma análise das bibliografias da Educação Física. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
STIEG, R. et al. Formação inicial em Educação Física e avaliação: contribuições das bibliografias da Educação. In: SANTOS, W. Avaliação na Educação Física: diálogos com a formação inicial no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).