SEDUÇÃO TAL QUAL O CANTO DA SEREIA: PROCEDIMENTOS LITERÁRIOS E ESTILÍSTICOS NA OBRA POP-UP A PEQUENA SEREIA (2013), DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN E ROBERT SABUDA
Abstract
O trabalho ora apreciado apresenta a análise da obra pop-up A pequena Sereia (1837), de Hans Christian Andersen, adaptada por Robert Sabuda (2013). Objetiva-se, através de análises descritivas e qualitativas da narrativa, indagar se texto, imagem e elementos pop-ups são acionados para evidenciar a fruição estético-literária da obra ou dão voz a uma produção prática, didático-moralizante. O estudo se justifica ao observar a pertinência da literatura que é oferecida a crianças e adolescentes, influindo diretamente na formação leitora destes indivíduos, apresentada em um formato editorial pouquíssimo explorado em estudos acadêmicos e que fomenta novos protocolos de leitura. Através de aportes teóricos selecionados dos campos epistemológicos da literatura, ilustração e estudos sobre as técnicas pop-up principalmente de Candido (2004), Azevedo (2001) e instituto Smithsonian (2011), respectivamente, consideramos que a obra promove a relação entre os códigos verbais, imagéticos e ainda os recursos pop-ups, evidenciando uma construção estilística do enredo.
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