A CONTRADIÇÃO INDIVÍDUO/GENERICIDADE E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM DEBATE SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DO ENSINO REMOTO NA REALIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Abstract

À luz da contradição indivíduo/genericidade, o texto problematiza a adoção de ensino remoto como alternativa de escolarização de setores sociais menos favorecidos durante a pandemia de Covid-19 e a consequente suspensão das atividades escolares presenciais. O caso empírico de análise é a realidade de uma população de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Metodologicamente fez-se uso de revisão de literatura, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas pelo viés da análise de conteúdo sob a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, buscando-se ascender do concreto-aparente ao concreto-pensado. Concluiu-se que a dificuldade/impossibilidade de acesso dos pescadores artesanias aos recursos tecnológicos requeridos para o ensino remoto torna ineficaz a adoção dessa modalidade de ensino-aprendizagem na realidade dessa população e de setores sociais em situação semelhante.

Author Biographies

Raimundo Nonato Gaia Correa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará UFPA). Professor contratado da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal. 

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ARROYO, Miguel. Educação em tempos de exclusão. In.: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 270-279.

______. O direito do trabalhador à educação. In.: GOMES, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 75-92.

BARRA, José Domingos F. A relação trabalho e educação no contexto dos acordos de pesca em Cametá/PA: uma alternativa econômica ou uma prática de resistência? 2013. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, UFPA, Belém, 2013.

BELLAMY FOSTER, J. A ecologia da economia política marxista. Lutas Sociais, [S.l.], n. 28, p. 87-104, jun. 2012. Disponibilidade em: <https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18539>. Acesso em: 22 jun. 2020.

BOLSA Família. Caixa Econômica Federal, 2020. Disponibilidade em: <http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx> Acesso em: 21 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003. Dispõe sobre a concessão do benefício de seguro desemprego, durante o período de defeso, ao pescador profissional que exerce a atividade pesqueira de forma artesanal. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.779.htm>. Acesso em: 21 jun. 2020.

CAMETÁ. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 2020. Disponibilidade em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/cameta/panorama>. Acesso em: 29 maio 2020.

CORRÊA, Rosivanderson B. A produção do açaí na Amazônia Tocantina: perspectiva para o desenvolvimento regional. In.: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 18., 2016, São Luís. Anais... São Luís, 2016. Disponibilidade em: < http://www.eng2016.agb.org.br/site/anaiscomplementares2?AREA=11#R>. Acesso em: 22 jun. 2020.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FRANCO, Maria. Laura. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A volta forçada às aulas presenciais e a imunidade de rebanho. Brasil de Fato, 2020. Disponibilidade em: < https://www.brasildefato.com.br/2020/07/30/artigo-a-volta-forcada-as-aulas-presenciais-e-a-imunidade-de-rebanho>. Acesso em: 20 ago. 2020.

GIL, Antônio. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAGNANI, Juliana. Coronavírus: Alunos da rede pública planejam reprovar de propósito para 'aprender de verdade' em 2021. BBC News Brasil, 2020. Disponibilidade em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53655833>. Acesso em: 20 ago. 2020.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere II. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

HAGE, Salomão M. (Org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.

______. Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, dez. 2014. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401165&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.

KOSIK, Karel. A dialética do concreto – Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

______. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

______. O capital: crítica da economia política – Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Caderno territorial 130 – Baixo Tocantins. Disponibilidade em: < http://sit.mda.gov.br/download.php>. Acesso em: 28 jun. 2020.

NETTO, José Paulo & BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NOGUCHI, Larissa. Aulas da rede estadual de ensino não retornarão no início de agosto. Agência Pará, 2020. Disponibilidade em: <https://agenciapara.com.br/noticia/20828/>. Acesso em: 20 ago. 2020.

PÁDUA. Elisabete M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Agência IBGE notícias, 2020. Disponibilidade em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-Internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais>. Acesso em: 21 jun. 2020.

PROGRAMA luz para todos. Eletrobrás, 2020. Disponibilidade em: <https://eletrobras.com/pt/Paginas/Luz-para-Todos.aspx>. Acesso em: 21 jun. 2020.

REGIÕES Geográficas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 2020. Disponibilidade em: <https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/>. Acesso em: 26 jun. 2020.

RODRIGUES, Doriedson do S. Saberes Sociais e Luta de Classes: um estudo a partir da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 – Cametá-Pa. 2012. 335f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, UFPA, Belém, 2012.

SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significados, controvérsias e perspectivas. Campinas/SP: Autores Associados, 2014.

SILVA, Maria das G. O reordenamento sócio-territorial na área da UHE-Tucuruí: o caso da pesca no Baixo Tocantins (Pará/Brasil). In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 11., 2003, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP, 2003. Disponibilidade em: < http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=91&Itemid=171>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SOUSA, Raimundo Valdomiro. Campesinato na Amazônia: da subordinação à luta pelo poder. Belém: NAEA, 2002.

TOKARNIA, Mariana. Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem Internet em casa. Agência Brasil, 2020. Disponibilidade em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/brasil-tem-48-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-sem-Internet-em-casa>. Acesso em: 21 jun. 2020.

WOOD, Ellen M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. 1 ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

Published
2022-03-09