RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: POTENCIALIDADES DO GOOGLE CLASSROOM E DO GOOGLE MEET
Abstract
O presente artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo o Google Classroom e o Google Meet e foi guiado pela pergunta: quais as potencialidades do Google Classroom e do Google Meet ao serem utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE)? A investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender as potencialidades dos aplicativos Google Classroom e Google Meet no ERE como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem do 8º ano de uma escola privada de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos para produção dos dados, adotamos o questionário semiestruturado tendo como participantes uma professora e quarenta e três estudantes que utilizam os referidos aplicativos no ERE. A análise dos dados foi feita na perspectiva da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, compreendemos que os participantes desta pesquisa utilizaram o Google Classroom e o Google Meet para assegurar a continuidade do ano letivo de 2020 e que os aplicativos possibilitaram o trabalho dos professores e dos alunos no ERE. A pesquisa mostrou ainda que as tecnologias digitais, quando inseridos em estratégias pedagógicas, podem tornaram os estudantes mais autônomos, além de reduzirem as barreiras do distanciamento social.
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