EU CONTO, TU CONTAS, ELE CONTA: A LEITURA COMPARTILHADA PARA A PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO INFANTIL
Abstract
Antes da escolarização formal, as crianças já adquirem conhecimentos sobre aspectos da linguagem oral e escrita. Portanto, esta pesquisa objetiva verificar em que medida atividades com textos literários contribuem para o letramento emergente das crianças através da aplicação da escala de letramento emergente desenvolvida por Saint-Laurent, Giasson e Couture (1998). As atividades foram desenvolvidas em um projeto que envolve leitura compartilhada e inicialmente, foi aplicada a escala de letramento emergente aos participantes para verificar seu nível de letramento emergente. Em seguida, foram desenvolvidos momentos de leitura mediada, e por fim, foram analisadas as atividades realizadas pelos alunos, com o intuito de verificar se apresentavam evolução em relação aos resultados obtidos com a aplicação da escala. Ao final da pesquisa, os alunos demonstraram que possuíam habilidades de linguagem oral mais consolidadas, melhoraram suas construções narrativas, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.
References
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo: Paulus, 2002.
CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1999.
DEBUS, Eliane. Nas errâncias, os encontros: Quando o término da leitura é o local de partida. In: CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de; VERARDI, Fabiane; SÁ, Paula Fabrisia Fontinele de (Orgs.). Quando se lê a literatura infanto e juvenil, o que se lê? Como se lê? Rio de Janeiro: Bonecker, 2019.
DOYLE, B. G. & BRAMWELL, W. Promoting emergent literacy and social–emotional learning through dialogic reading. The Reading Teacher, 59(6), 2006, p. 554-564.
ERGÜL, C., AKOĞLU, G., KARAMAN, G. & SARICA, A.D. Effects of Dialogic Reading Program on Later Reading Skills: Follow-Up Study. Journal of Theoretical Educational Science, 10(2), 2017, p. 191-219.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GILLEN, J; HALL, N. The emergence of early childhood literacy. In J. Marsh, J. Larson & N. Hall (Eds), The handbook of early childhood literacy. 2ª ed. London: Sage, 2013. p. 03-17.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
OLIVEIRA, Mª. Alexandre de. Dinâmicas em literatura infantil. São Paulo: Paulinas, 2009.
PRODANOV, C. C. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SAINT-LAURENT, L.; GIASSON, J.; COUTURE, C.. Emergent literacy and intellectual disabilities. Journal of Early Intervention, 21(3), 267-281, 1998.
SMITH, M.W.; DICKINSON, D.K. Early Language and Literacy Classroom Observation (ELLCO). Toolkit, Research Edition. Baltimore: Brookes Publishing, 2002.
SULZBY, E.; TEALE, W. H. Emergent literacy. In: BARR, R.; KAMI, P. M.; MESENTHOL, P.; PEASON, P. D. (Eds.). Handbook of reading research. New York: Longman, 1991. p. 727 - 757.
SULZBY, E.; TEALE, W. H.; KAMBERELIS, G. Emergent writing in the classroom: home and school connections. In: STRICKLAND, D.; MORROW, L. (Eds.). Emerging literacy: young children learn to read and write. Newark, D. E: International Reading Association, 1989. p. 63 - 79.
TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1991.
__________. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
__________. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WHITEHURST, G. J.; FALCO, F. L.; LONIGAN, C. J.; FISCHEL, J. E.; DEBARYSHE, B. D.; VALDEZ MENCHADA, M. C.; CAULFIELD, M. Accelerating language development through picture book reading. Developmental Pyschology, 24(4) 1988.
WHITEHURST, G.J.; EPSTEIN, J.N.; ANGELL, A.L.; PAYNE, A.C.; CRONE, D.A.; FISCHEL, J.E. Outcomes of emergency literacy intervention in Heat Start. Journal of Educational Psychology, v.86, p.542-555, 1994. doi: 10.1037/0022-0663.86.4.542
WHITEHURST, G. J.; LONIGAN, C. J. Child development and emergent literacy. Child development. 69(3), 1998.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).