O RESPEITO À DIFERENÇA NO CONTO DE FADAS “A BELA E A FERA”

Abstract

Nesse artigo pautamos os aspectos conceituais acerca do respeito às diferenças, observando as características dos personagens principais que demarcam a diferenciação social no Conto “A Bela e a Fera”. Para isso, centramos teoricamente nossa discussão na análise interpretativa e descrição das características estruturais, além do conhecimento do enredo e da estrutura do conto, destacando a diferença como uma construção social que exclui, intimida e marginaliza os sujeitos que não se enquadram nos padrões sociais. Notadamente, em nossa análise, não perdemos de vista o encantamento com o universo do maravilhoso do conto de fadas. Nossa leitura aponta alguns elementos que caracterizam a oposição binária dentro da narrativa: beleza/feiura, bondade/maldade, gentileza/hostilidade, coragem/medo, compaixão/crueldade, inteligência/ignorância, branco/sombrio, generosidade/egoísmo, pureza/impureza, dentre outros. O conto nos faz entender que o respeito às diferenças coaduna com a necessidade de desmistificação de construtos ideais e deterministas de comportamento e atitudes para mulheres e homens presentes na obra.

 

Author Biographies

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Campus Pau dos Ferros. 

Luthiana Vieira da Silva Medeiros

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Câmpus Pau dos Ferros. 

José Raul de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/Câmpus Pau dos Ferros. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN/Câmpus Pau dos Ferros). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Atualmente é docente Departamento de Educação UERN/Câmpus Pau dos Ferros.

Nádia Farias dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Câmpus Apodi

Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/1996). Especialização em Tecnologia Educacional (FIP/UFPB/1999) e em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase no Semiárido Paraibano (UFCG/2013). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Câmpus Pau dos Ferros. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Câmpus Apodi.

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Published
2021-01-21